Minas Gerais
Jucemg destaca avanços e ações entre municípios integrados à Redesim
A Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) retomou as atividades de capacitação no 9º Encontro com os Municípios Integrado, em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual e Sebrae Minas. O evento apresentou as melhorias no Sistema Integrador Estadual para as prefeituras que possuem Vigilância Sanitária integrada à Redesim. Além disso, foram detalhadas atividades de competência das prefeituras para o plano de ação para efetivação da Redesim.
Atualmente, 422 municípios fazem parte da Redesim, sendo 91 deles integrados ao sistema simplificado de licenciamento sanitário. Em 2021, foram emitidos mais de 20 mil documentos de dispensa, sem necessidade de alvarás, para atividades de nível risco I.
“São números bem significativos e temos trabalhado no Estado para aumentar o número de municípios aderentes”, destacou Ana Flávia de Carvalho, da Superintendência da Vigilância Sanitária Estadual.
Licenciamento
No evento de sexta-feira (14/10), Ana Flávia enfatizou que as melhorias no sistema visam facilitar ainda mais a vida de cidadãos, empresários e da vigilância sanitária dos municípios. “A qualquer momento, o cidadão pode fazer a solicitação pelo sistema”, explicou.
Ela também apresentou como é feito o fluxo de licenciamento sanitário, processo que começa pelo portal da Redesim/MG, a partir da classificação de risco e, ainda, mostrou como se aderir ao licenciamento simplificado, realizado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI), plataforma de gestão de documentos. “É tudo bem tranquilo, tudo eletrônico, via SEI”, afirmou. A disponibilidade de manuais, guias e orientações no portal de Vigilância da Saúde para os procedimentos foi outro ponto lembrado pela representante da superintendência.
Assinatura eletrônica
O gerente de Integração da Jucemg, Gabriel Tavares, apresentou o plano de ação para efetivar a Redesim, visando à prestação de serviços de qualidade pela administração pública, por meio da simplificação e a agilidade do processo de registro e licenciamento municipal, sobretudo com relação à atualização da legislação, consulta de viabilidade e licenciamento de empresas. As atividades de capacitações também foram citadas como parte importante do plano de ações. “As capacitações são um destaque. Disponibilizado pela internet, sem ônus, o curso tem informações teóricas da Redesim e práticas para operação do sistema. É um curso completo”, disse.
Gabriel ainda abordou a melhoria no portal de serviços, implementada em outubro, que permite aos usuários a assinatura digital de documentos de registro empresarial por meio da plataforma Gov.BR. “Disponibilizada pela Jucemg, a novidade traz praticidade, segurança e redução de custos, dispensando a necessidade de assinatura digital ou de token”, pontuou.
O requisito para assinar documentos pela plataforma federal é que o usuário tenha cadastro com selo de confiabilidade prata ou ouro. Fechando a apresentação, o gerente destacou que as demais opções de assinatura digital presentes no portal de serviços continuam disponíveis.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
COLUNA MG4 dias atrásCircuito Mineiro de Vôlei de Praia chega à Prainha de Capitólio neste final de semana
-
CIDADES3 dias atrásMateus ganha prefeitos, mas Nikolas ganha os eleitores
-
GERAL7 dias atrásMaurício do Vôlei dispara e se consolida para disputar o Senado por Minas Gerais
-
Brasil e Mundo4 dias atrás1800 militares da Marinha do Brasil realizam Operação Furnas 2025
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásAlpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
EMOÇÕES1 dia atrásO amor que virou missão!
-
COLUNA MG4 dias atrás
Alpinópolis realiza 1º Encontro Literário “Amigos da História” e apresenta documentário sobre a formação do município
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMarinha realiza operação em Furnas



