Minas Gerais
Governador se reúne com mulheres em almoço de conscientização sobre Outubro Rosa
O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (17/10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, de um almoço com mulheres que ocupam cargos de chefia no Governo de Minas. O encontro aconteceu em celebração ao Outubro Rosa e como reconhecimento à importância da liderança feminina para execução de políticas públicas.
Ao todo, cerca de 50 mulheres do primeiro e segundo escalão participaram do evento. Durante a reunião, elas relataram suas experiências e reforçaram a importância da prevenção ao câncer de mama. A subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Camila Castro, abriu as falas alertando que o câncer de mama é o segundo mais comum entre a população feminina.
“É também a causa mais frequente de morte. É importante detectar inicialmente a doença para favorecer uma abordagem terapêutica menos agressiva, melhorando a qualidade de vida. Nos últimos anos, por conta da pandemia, tivemos uma redução substancial desses diagnósticos. Por isso, é muito importante estarmos atentos e chamar a atenção de quem está ao nosso redor, seja na família, no trabalho ou com amigos, para manter os exames em dia”, ressaltou Camila.
Conscientização
A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), Luiza Hermeto Campos, destacou que o hospital tem acompanhado as mulheres e dado toda estrutura para aquelas que tratam o câncer de mama. “Nós mulheres temos de estar atentas. O Ipsemg faz todo um trabalho de acompanhamento psicológico e psicossocial para as mulheres que estão em tratamento do câncer de mama. Convido a todas para conhecerem este trabalho e se prevenir em relação à doença”, disse.
O governador disse que o estado tem atuado para ampliar o atendimento médico e garantir que as mulheres sejam atendidas. “Tudo que pode ser feito no campo preventivo, não só em relação ao câncer de mama, como com várias outras doenças, será feito pela nossa gestão. Uma das ações que podemos destacar é a compra de mais de 106 tomógrafos para todo o estado, que vão adiantar o diagnóstico de diversas enfermidades. Além disso, todo esclarecimento e conscientização é extremamente importante pois ajuda a salvar vidas. Tudo aquilo que é detectado precocemente tem uma facilidade de tratamento”, afirmou o governador.
Participação das mulheres
No decorrer da atual gestão, seis das 14 posições do alto escalão foram chefiadas por mulheres, o que representa cerca de 40%. No final do governo passado, as mulheres representavam apenas 5% das funções de comando. No segundo escalão, mais de 40% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Nesta gestão, foi a primeira vez em 130 anos da Secretaria de Agricultura que uma mulher esteve à frente da pasta, a ex-secretária Ana Valentini, que ocupou o cargo até abril deste ano.
“Nunca tivemos uma participação feminina tão elevada quanto neste governo, tudo isso por conta do Transforma Minas, programa que selecionou pessoas qualificadas para assumir os cargos. As mulheres têm uma visão de longo prazo muito mais aguçada e um olhar mais humano. Por isso, essa participação é importante e engrandece a nossa gestão”, disse o governador.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa foi criada em 1990 com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre prevenção e controle do câncer de mama. A doença é a que causa mais mortes entre as mulheres, por isso é considerada um problema de saúde pública de grande relevância no Brasil. Minas registrou 1.674 óbitos de mulheres pela doença em 2021. Em 2022, a Secretaria de Estado de Saúde foca na campanha a importância do cuidado integral à saúde da mulher.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece exames de diagnóstico e tratamento para o câncer de mama e câncer de colo do útero. Em Minas, a porta de entrada são as unidades básicas de saúde, que acolhem e orientam os pacientes conforme cada caso. Para reduzir os riscos, é recomendada a adoção de hábitos saudáveis, alimentação adequada e a prática de atividade física. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso do tratamento. É fundamental que as mulheres observem alterações em seu corpo e surgimento de nódulos na mama.
Fonte: Agência Minas
ENTRETENIMENTO
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.
Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.
— confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.
A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.
“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.
— confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.
Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.
Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.
Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS47 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
ENTRETENIMENTO10 minutos atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela