Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Secretaria de Agricultura destaca programas estaduais de melhoria do rebanho na Feira Agrogenética em Curvelo 

Publicados

em

Crédito: Diego Vargas / Seapa

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participou, nesta quarta-feira (19/10), da abertura da 3ª Feira Agrogenética, em Curvelo, região Central. Promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, o evento segue até o próximo sábado (22/10), com programação diversificada no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo. 

Além das palestras técnicas, os visitantes poderão ver de perto os processos de produção da cadeia da carne, do leite e do grão; visitar estandes, conhecer implementos e as formas corretas de lidar com os animais. 

A programação conta também com shopping de animais, Feira Pró-Genética, estandes com empresas ligadas ao agronegócio e de equipamentos para comercialização, julgamento da raça Mangalarga Marchador e leilões. 

O secretário Thales Fernandes destacou a importância do evento para o setor agropecuário mineiro. “A genética é fundamental para aumentar a produtividade e a renda, além de garantir a qualidade dos rebanhos e, também, das nossas lavouras. A Secretaria de Agricultura e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) estão juntas com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), prefeitura e demais parceiros, mostrando a força da genética em Minas Gerais”, afirma. 

Leia Também:  Chuvas no sul do Espírito Santo causam prejuízos de milhões na agricultura

Feira Pró-Genética 

Na sexta-feira (21/10), será realizada a Feira Pró-Genética, que tem a chancela do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho de Minas Gerais (Pró-Genética). Coordenado pela Seapa e executado em parceria com a Emater-MG e as associações de criadores, o programa estadual facilita a compra de animais de alto padrão genético pelos pecuaristas nas feiras e leilões realizados pelo programa ou com o seu aval. 
“Em 2022, por meio do programa, a tecnologia da genética melhoradora foi transferida via 574 animais, beneficiando mais de 500 produtores”, detalha o Secretário de Agricultura. O programa já chancelou 40 eventos no estado, entre leilões e shoppings de animais, movimentando cerca R$11,2 milhões, neste ano.  

Ele citou, ainda, a atuação da Epamig para o desenvolvimento do setor. “São trabalhos voltados para a qualidade e o cruzamento de F1, que apoia a manutenção da qualidade dos rebanhos de Minas, que estão disponíveis e acessíveis para os produtores rurais”. 
 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Sistema Agricultura comemora atuação no setor agropecuário em Belo Vale e anuncia nova parceria com a Epamig 

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA