Minas Gerais
Escola de Janaúba se destaca na Olimpíada Nacional de Ciências 2022 com aluno medalha de ouro

Em Janaúba, no Norte de Minas, a Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo, que implementou o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) em 2020, vem dando exemplo de como tem sido importante os investimentos realizados pelo Governo de Minas na educação da rede pública estadual de ensino. A unidade, que foi premiada no ano passado no Prêmio Escola Transformação, este ano teve um de seus alunos no posto mais alto do pódio da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2022. O estudante do 1º ano do EMTI, Mário Gustavo Rodrigues Silva, que participa do Projeto de Iniciação Científica da escola, é um dos medalhistas de ouro da competição nacional, que teve a participação de todos os estados do país.
Para Mário Gustavo, a medalha é uma das muitas conquistas que ainda virão em sua vida e que, para chegar até aqui, teve sempre apoio e incentivo dos pais e da escola. “Meus pais me acompanham e me apoiam nos estudos. A medalha é uma grande conquista que tive para o meu futuro, porque estou nesta escola desde o 6º ano. Fiquei muito feliz e já sonho com o dia que vou entrar na Universidade e fazer o meu curso superior”, revela o aluno.
O diretor da unidade, Deraldino Rodrigues da Silva, explica que recebeu a notícia com festa e alegria pela conquista de Mário na ONC, importante reconhecimento para a escola. Na unidade, todos os estudantes do ensino médio e do 6ª a 9º ano do ensino fundamental participaram do concurso, no qual foram aprovados quatro alunos para a segunda fase, que teve Mário Gustavo como medalha de ouro.
“Esta premiação nos mostrou como a educação em tempo integral é o melhor caminho para os estudantes mineiros. É por meio do EMTI que os alunos estão conseguindo melhores resultados nas olimpíadas de conhecimento e vestibulares. Além disso, o aluno adquire uma grande bagagem no ensino e aprendizagem, demonstrou ter raciocínio lógico, autoconhecimento, que o prepara para a vida e para os vestibulares”, destaca o diretor.
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), voltada a estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental.
A Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo atende um total de 606 alunos, sendo dos anos finais do ensino fundamental, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI Profissional) e uma turma de técnico em Informática. Pelo EMTI Profissional a escola oferta também os cursos técnicos em Segurança do Trabalho e Informática.
Prêmio Escola Transformação

Além de receber a medalha de ouro na ONC, a escola também já foi contemplada por duas vezes, em 2021, com o Prêmio Escola Transformação, concedido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O Prêmio reconhece práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais de Minas, com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Na primeira edição de 2021, a escola recebeu menção honrosa no ensino médio e na segunda edição, uma premiação em dinheiro no valor de R$ 100 mil para serem aplicados em projetos pedagógicos.
Visita
Nessa quarta-feira (19/10), a equipe técnica da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), coordenada pelo secretário Igor de Alvarenga e pela subsecretária de Educação Básica, Izabella Cavalcante, visitaram a Escola Estadual Maurício Augusto de Azevedo para conhecer as instalações e as metodologias de ensino aplicadas aos estudantes. Na oportunidade, conversaram com os alunos, professores e corpo docente da escola. Também participaram da agenda as assessoras Iara Viana, da Subsecretaria de Educação Básica, e Daniela Serafim, do gabinete do secretário,
Após a visita, a equipe da SEE/MG reuniu-se com a superintendente Regional de Ensino de Janaúba, Veraci de Sousa Jácome, e com os diretores das 89 escolas estaduais, de 17 municípios, que pertencem à SRE Janaúba. Durante a reunião, Igor de Alvarenga ouviu os diretores para que todos apresentassem a realidade de cada escola e novas propostas de melhorias do ensino da rede estadual, a serem implementadas, a partir de 2023. A SRE Janaúba atende mais de 36 mil alunos da região Norte de Minas Gerais.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
EMOÇÕES6 dias atrásLançamento do livro “Mulheres que Marcaram Caminhos” emociona e inspira Capitólio
-
ESPORTES6 dias atrásMarcos Roberto Bueno Vilela recebe reconhecimento como Mestre de Capoeira após 28 anos dedicados à arte
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrásArrecadação sobe 7,5% em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCentro logístico tem expansão em Pouso Alegre
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO3 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásINAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrásCâncer tem alta letalidade no Triângulo



