Minas Gerais
Escolas estaduais de Montes Claros participam do Encontro Literário do Cerrado

O município de Montes Claros, no Norte de Minas, recebeu, pela primeira vez, o Encontro Literário do Cerrado (Elicer). O evento reuniu alunos e professores de 30 escolas da região, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura em jovens e adultos. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) viabilizou a participação de alunos e professores da rede com a distribuição de vale-livros e custeio de transporte e alimentação.

“Participar deste encontro foi de uma importância indescritível. Tivemos o prazer de levar 365 alunos, oito coordenadores e 32 professores. Além de se tratar de uma ação totalmente voltada ao incentivo à leitura, vivenciar experiências de conhecer as obras literárias, ouvir a contação de histórias e adquirir livros foi memorável!”, disse a diretora da Escola Estadual Tiburtino Pena, Edna Rosângela, lembrando da felicidade dos alunos que participaram do evento.
“Eu amei os livros que adquiri, além de ser uma boa experiência em que os alunos vivenciaram. Tudo isso desperta o interesse na leitura e você se diverte e aprende”, conta Vitória Euni, aluna do 1º ano do Ensino Médio da E.E. Tiburtino Pena.
A Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos foi uma das primeiras a participar do primeiro dia do encontro. “Nós tivemos a oportunidade de estarmos presentes na segunda-feira (17/10) no primeiro dia do evento. Foi maravilhosa a organização do encontro, o espaço físico, a programação cultural, e os meninos participaram de toda a programação. A compra dos livros foi um caso à parte, porque pela primeira vez muitos tiveram a oportunidade de comprar algo para eles”, conta a professora de História Luciana Fonseca.
O Circuito Mineiro Elicer deste ano está passando por várias cidades mineiras, com mais quatro edições além de Montes Claros. O Encontro Literário do Cerrado começou em 2015 e mais de 200 mil pessoas já participaram do evento em todo o estado. O local conta com expositores de livros, bate papo com autores de todo o país e estrangeiros, contação de histórias, apresentações artísticas, teatro, além de poesia em cordel fazem parte do cardápio. Em Montes Claros, o encontro foi realizado de 17 a 20/10.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
GERAL3 dias atrás
Dois homens são condenados por homicídio brutal em Alpinópolis
-
ESPORTES2 dias atrás
Maurício do Vôlei Lidera ofensiva nacional pelo futuro da Lei de Incentivo ao Esporte
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Alpinópolis e a noite em que a história ganhou voz e rosto
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
No Japão, Sigma Lithium projeta Brasil como fornecedor estratégico de lítio
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Festival com 140 atrações em Poços
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Hospital oncológico é ampliado
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
ExpoQueijo 2025
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
PIB do agronegócio mineiro alcança R$ 235 bilhões em 2024