Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Escolas estaduais de Minas recebem reforço na segurança com câmeras de monitoramento e sensores de presença 

Publicados

em

As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais passam a contar com um importante reforço na segurança das unidades de ensino e prevenção à violência contra o patrimônio escolar. Neste semestre, elas receberam, via Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), R$ 48 milhões para a implementação e modernização de sistema de vigilância e monitoramento. A previsão é que até o início do próximo ano letivo todas as instituições da rede já estejam com o sistema instalado e em funcionamento. 

Arquivo Escola Padre Alterto Fuger

O objetivo do Governo de Minas com essa iniciativa é reforçar a segurança da comunidade escolar e do patrimônio. Foram atendidas 3.432 escolas estaduais, com exceção apenas das unidades prisionais, socioeducativas e colégios Tiradentes da Polícia Militar. Para as escolas indígenas, a utilização dos recursos para contratação do serviço deve levar em conta a anuência da comunidade escolar e suas lideranças e, para as escolas tombadas pelo Patrimônio Histórico, o órgão responsável deverá ser consultado.  

“Os principais objetivos desta iniciativa são garantir a segurança de toda a comunidade escolar, bem como proteger o patrimônio, incluindo todo o investimento em mobiliários e equipamentos realizado pelo Governo de Minas nos últimos anos, visando à melhoria das condições de aprendizagem e a qualidade dos serviços prestados”, explica a superintendente de Aquisições, Patrimônio e Alimentação Escolar, Marília de Souza Muniz. 

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 4 de abril

O sistema contempla a instalação de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) para vigilância e monitoramento remoto e sensores de presença com alarmes sonoros 24 horas por dia e sete dias por semana. Um estudo realizado pela rede física determinou a quantidade de ambientes escolares presentes em cada uma das unidades, o que serviu como balizador para a definição do valor e categoria para o investimento em cada escola.  

“Esse reforço – com mobiliário novo e laboratório de informática – veio na hora certa. A comunidade recebeu a notícia em uma reunião com pais/responsáveis, que ficaram mais tranquilos em deixar seus filhos em um ambiente escolar mais seguro. Os alunos também aprovaram a medida”, destaca a diretora da Escola Estadual Padre Alberto Fuger, Rosely de Araújo Rosa, do município de Campo Belo, no Centro-Oeste mineiro, que já implementou o sistema. Para a diretora da unidade, que já foi alvo de arrombamentos, essa importante ajuda na prevenção de ocorrências é um alívio para a comunidade. 

Mais segurança 

Em Belo Horizonte, na Escola Estadual Laíce Aguiar, no bairro Novo Glória, a instalação do sistema ajudou a inibir ações de vandalismo e trouxe mais segurança para professores e alunos. A diretora Patrícia Martinez conta que esperava ansiosa por esse momento.  

Leia Também:  Minas registra 26 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

“Já havíamos solicitado um aditivo para melhorar a segurança, tendo em vista todas as melhorias feitas em relação ao mobiliário. Receber um investimento desse porte é muito bom, pois traz mais segurança não apenas para os professores, mas para todos enquanto comunidade escolar. Já realizamos as instalações de oito câmeras do quantitativo de 16, além dos sensores. Além disso, por meio de um aplicativo, temos acesso em tempo real às principais áreas da escola”, explica Patrícia. 

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Governo de Minas mapeia demanda por profissionais técnicos em todo o estado para aprimorar o Trilhas de Futuro

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA