Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Iniciado 1º Encontro Formativo da terceira etapa de expansão do Saúde em Rede

Publicados

em

Leandro Heringer

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promovem, até quinta-feira (27/10), na sede da escola, em Belo Horizonte, o 1º Encontro Formativo com os analistas regionais e centrais da terceira e última onda de expansão do Projeto Saúde em Rede. Participam dos três dias de encontro 48 analistas, com o objetivo de apresentação e alinhamento de questões relacionadas ao projeto e formação desses profissionais.

O projeto “Saúde em Rede”, do Governo de Minas, é desenvolvido pela SES-MG, em parceria com a ESP-MG, e tem como finalidade promover a reestruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio da qualificação dos processos de trabalho dos profissionais da atenção primária (APS) e da atenção ambulatorial especializada (AAE).

A ideia da iniciativa do governo estadual é transformar o atual modelo hierárquico – que tem o hospital como centro dos atendimentos – para dar lugar à gestão integrativa, na qual a Atenção Primária é ordenadora dos cuidados em saúde, além de qualificar os processos assistenciais com o intuito de promover uma assistência à saúde ainda mais adequada ao cidadão. Para isso, o projeto propõe a implementação de processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) para ampliar as capacidades das equipes da Atenção primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) de analisarem seus processos de trabalho e reorganizá-los com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia Também:  Programa de promoção de iniciativas socioambientais em Minas ganha novas adesões

A terceira onda de expansão será a última e a maior em número de municípios e profissionais envolvidos: 393 cidades contempladas. Após essa fase, o Saúde em Rede chegará a todas as 89 microrregiões de Saúde do estado, com 852 municípios atendidos.

Participaram da abertura do encontro, o secretário adjunto de Saúde, André Luiz dos Anjos, a diretora-geral da ESP-MG, Mara Tanure, o subsecretário de Gestão Regional da SES- MG, Darlan Venâncio Pereira e a gerente do Projeto Saúde em Rede, Raquel Guieiro. Esta conduziu apresentação aos participantes sobre a organização do processo e estruturação da rede. “Com isso, pretendemos uma maior satisfação do usuário na atenção primária, já que 85% das condições de saúde devem ser resolvidas nesse nível de atenção”, explicou.

Projeto

O Saúde em Rede foi iniciado em  2019, em sua etapa-piloto, para a macrorregião Jequitinhonha e foi conduzido pela SES-MG, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Hospital Israelita Albert Einstein. Já a expansão do projeto – 1ª, 2ª e 3ª ondas – conta com a parceria da ESP-MG e tem como objetivo levá-lo para o restante do estado. A Escola de Saúde é responsável por diversas atividades como: o desenvolvimento dos projetos educacionais e do modelo lógico para seleção dos municípios das ondas de expansão do projeto; pela elaboração de cursos introdutórios de alinhamento conceitual e dos materiais didáticos dos momentos formativos presenciais; pela preparação dos analistas centrais e pela certificação dos participantes.

Leia Também:  Encerrado o VI Encontro do Fonajuc, realizado no TJMG

A primeira onda de expansão aconteceu em maio de 2021 e atendeu a 142 cidades; já em novembro de 2021 foi iniciada a etapa de expansão da 2ª onda do projeto, contemplando 286 municípios e, em novembro de 2022, será iniciada a terceira e última onda.

Saiba mais sobre o projeto em www.saude.mg.gov.br/saudeemrede.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Bombeiros de Minas vão ajudar nas buscas após terremoto na Turquia

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA