Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Ambulatório médico é dedicado ao atendimento à população do campo em Viçosa, na Zona da Mata

Publicados

em

Emater-MG / Divulgação

Uma iniciativa para cuidar da saúde de agricultores familiares em Viçosa, na Zona da Mata mineira, está chamando atenção. Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o Departamento de Medicina da Universidade Federal de Viçosa (UFV) tem oferecido serviço de atendimento médico específico para moradores da zona rural do município. Trata-se do Ambulatório de Atenção à Saúde Integral da População do Campo.

Criado há dois anos por um professor e médico da UFV, o serviço garante consultas a esse público, a partir de consultas agendadas pelo escritório local da Emater-MG, que seleciona e identifica o paciente. A marcação de consultas é feita por meio do telefone (31) 3891-2331 do escritório da empresa na cidade. Os atendimentos são feitos sempre às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30.

“No ambulatório, são atendidos casos de doenças e problemas de saúde que o próprio agricultor ou agricultora considere causado ou agravado por sua condição de trabalho no campo”, explica a técnica da Emater-MG do município, Karina Lopes, que participa do projeto.

A extensionista cita casos como os de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatias, problemas respiratórios, digestivos, de pele, ósseos, musculares e articulares, emocional e mental. Enfermidades relacionadas ao uso de agrotóxicos e outros fatores de risco, inerentes às atividades rurais, também entram no rol de atendimentos. Além disso, acrescenta Karina, dificuldades sociais e culturais para a realização de tratamentos e outros procedimentos são considerados para os agendamentos.

Leia Também:  Ouvidoria estará na Expocafé para registrar manifestações da população do Sul de Minas

Realização das consutas

As consultas médicas são feitas em prédio da prefeitura municipal destinado aos serviços de saúde municipais. Podem usufruir do ambulatório pessoas da agricultura familiar, portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP); aposentados rurais (segurado especial); diarista rural (pessoas contratadas para serviços domésticos e agropecuários); além de indivíduos da ativa com carteira assinada para serviços agropecuários; e afastados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por acidente, em decorrência atividades do ofício. O serviço também é aberto a filhos de agricultores com idade até 18 anos, desde que estejam incluídos nas categorias acordadas.

Os atendimentos, iniciados pelo então professor do Departamento de Medicina e Enfermagem, Leandro David Wenceslau, médico de família e comunidade, atualmente estão a cargo do médico e coordenador do projeto Victor Kelles Tupy da Fonseca. Ele conta com equipe de alunos de medicina da UFV e médicos residentes. Para Kelles, esse é um projeto de mão dupla, em termos de resultados, pois ao mesmo tempo em que beneficia agricultores, traz mais experiência para os médicos participantes. “Nos permite aprender e atender com mais qualidade, demandas da população do campo”, diz Victor.

Leia Também:  Governo de Minas lança nova rodada de programa de aceleração de startups

A técnica Karina ressalta a importância da parceria, que ajuda a desafogar as demandas do Programa de Saúde da Família (PSF) no município. “São atendidas 24 pessoas por mês, no ambulatório, e isso ajuda a evitar aglomeração nos atendimentos do PSF. Os médicos são preparados para examinar os pequenos produtores. Falam na mesma linguagem do produtor e têm preparo para atender a essa classe social”, destaca.

No ambulatório, a Emater-MG também atua no suporte pós-consulta, abordando questões de segurança alimentar; saneamento (construção de fossas evapotranspiradoras); escoamento correto dos dejetos e uso do filtro de água para consumo humano. Temas como nutrição e uso de equipamento de proteção individual (EPI) para aplicar defensivos agrícolas integram a lista.

MelhorInovação 2021

O trabalho da Emater-MG com o Departamento de Medicina da UFV foi um dos projetos regionais da empresa, premiado pelo concurso interno MelhorInovação 2021. O concurso tem por objetivo destacar as melhores iniciativas que valorizem profissionais e clientes da extensão rural pública mineira.

A Emater-MG é uma empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Convênio beneficia mais de 5 mil animais de rua e da população de baixa renda em MG

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA