Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

UAI é primeira central estadual a oferecer suporte presencial aos usuários do GOV.BR

Publicados

em

Seplag / Divulgação

Em um ano, 20 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas Gerais já realizaram mais de 7,2 mil atendimentos relacionados à conta GOV.BR. A identificação virtual do cidadão é necessária para ter acesso a diversos documentos digitais, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Carteira de Trabalho (CTPS), ou para solicitar o seguro desemprego e fazer ‘prova de vida’. Para criar uma conta ou alterar senha, o mineiro pode buscar ajuda presencialmente nas UAIs.

Minas Gerais é o primeiro estado do país a realizar o serviço em parceria com o governo federal, que desenvolveu a plataforma GOV.BR e a disponibiliza gratuitamente. O projeto Balcão GOV.BR nas UAIs começou em outubro de 2021, já que o cadastro único virtual é utilizado em Minas para acessar boa parte dos serviços públicos digitais.

Só em 2022, 6.752 cidadãos buscaram esse atendimento presencial. Até o momento, o Balcão, que também tira dúvidas sobre a conta unificada, está disponível em 20 unidades mineiras. São elas:

• UAI Barreiro (Belo Horizonte)
• UAI Betim
• UAI Contagem
• UAI Curvelo
• UAI Diamantina
• UAI Governador Valadares
• UAI Ipatinga
• UAI Juiz de Fora
• UAI Montes Claros
• UAI Poços de Caldas
• UAI Pouso Alegre
• UAI Praça Sete (Belo Horizonte)
• UAI São João del-Rei
• UAI São Sebastião do Paraíso
• UAI Sete Lagoas
• UAI Teófilo Otoni
• UAI Uberaba
• UAI Uberlândia
• UAI Varginha
• UAI Venda Nova (Belo Horizonte)

Leia Também:  Código Estadual de Direitos Animais avança na Assembleia

A expectativa do superintendente Central de Canais de Atendimento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Lucas Pacheco, é que, no início de 2023, todas as 34 UAIs possam prestar esse apoio.

“A principal vantagem de ter os serviços vinculados ao GOV.BR é simplificar o relacionamento com o Governo, não importa com qual das instituições públicas. Com ele, o cidadão não precisa realizar diversos cadastros para acessar os serviços que precisa, está tudo concentrando em um mesmo lugar, na mesma conta”, destaca.

O que é o GOV.BR?

O GOV.BR é a plataforma de relacionamento do cidadão com o Estado. A plataforma unifica os canais digitais do governo federal reunindo, em um só lugar, serviços, notícias e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo.

A plataforma GOV.BR já conta com 138 milhões de usuários, o que equivale a 80% da população acima de 18 anos no país. Com um único login e senha, o cidadão tem acesso a mais de 4 mil serviços digitais. Com o GOV.BR, as solicitações que antes eram feitas presencialmente, por correspondência ou por telefone, passaram a ser feitas em meio digital, garantindo mais agilidade, transparência e facilidade de acesso.

“O GOV.BR está transformando a vida das pessoas, colocando os serviços públicos na palma da mão dos brasileiros, 24 horas por dia, sete dias por semana”, destaca o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Fernando Coelho Mitkiewicz. “Essa parceria com os estados no projeto do Balcão, facilitada pela atuação coordenada e colaborativa da Rede GOV.BR, é fundamental para levar a transformação digital do governo aos quatro cantos do país”, afirma.

Leia Também:  Saúde estadual detalha panorama da febre oropouche em Minas Gerais

Balcão GOV.BR nas UAIs

O Balcão foi criado para simplificar o atendimento e auxiliar presencialmente qualquer cidadão que precise de ajuda para fazer uma conta ou recuperar seu acesso ao GOV.BR. Atualmente, o serviço federal oferece quatro formas de redefinir a senha do serviço, todas digitais: por reconhecimento facial, bancos credenciados ou internet banking, e-mail ou celular.

“Como as UAIs são unidades que concentram uma série de serviços, muitas pessoas nos procuravam com essa dificuldade. Identificamos essa necessidade de fornecer um apoio com atendimento presencial ao cidadão e buscamos o governo federal para a parceria, que começou em outubro de 2021, na unidade Praça Sete, em Belo Horizonte, em que os funcionários do Estado receberam treinamento para realizar o atendimento”, conta o gestor operacional da Diretoria Central de Atendimento Presencial da Seplag-MG, Roberth Ramiro.

Com o sucesso da iniciativa implementada, o modelo foi ampliado para outras unidades mineiras. Para ser atendido, o cidadão precisa apresentar apenas um documento de identificação válido. “A recuperação do acesso é feita de forma imediata, simples e desburocratizada”, reforça Ramiro.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Seplag capacita gestores de TIC para ampliar digitalização dos serviços públicos

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA