Minas Gerais

Novo equipamento adquirido pela Epamig ILCT permite mais agilidade e precisão nas análises de queijos e produtos lácteos

Publicados

em

Junio de Paula

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes, ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig ILCT), adquiriu recentemente um imunoanalisador, capaz de detectar bactérias patogênicas rapidamente e com alta confiabilidade.

“Este equipamento vai possibilitar um salto nas pesquisas, em especial com queijos artesanais, permitindo o desenvolvimento de estratégias que ajudem o produtor na adoção de boas práticas e de medidas para o aumento da qualidade do produto final”, avalia o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa em Leite e Derivados da Epamig, Junio de Paula.

O analisador pode ser utilizado na detecção de patógenos como salmonella, listeria, listeria monocytogenes, escherichia coli O157, enterotoxina estafilocócica e campylobacter em amostras alimentares e ambientais. O sistema é composto de um módulo analítico, dividido em cinco sessões com capacidade para a realização de até 30 ensaios simultâneos, um computador, no qual está instalado o software, e uma impressora. Os resultados, já considerando tempo de incubação, são conhecidos em um prazo de 24 a 48 horas.

“A correta identificação nos possibilita ser mais precisos na detecção destes tipos de patógenos em queijos e em outros produtos lácteos”, pondera Junio de Paula. O pesquisador destaca que, mesmo instalado em Juiz de Fora (sede do instituto), o equipamento vai beneficiar produtores de ao menos quatro regiões produtoras em Minas Gerais.
 

Leia Também:  Epamig realiza workshop sobre Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas (ISA)
Fernanda Fabrino / Epamig

“As análises iniciais vão atender ao projeto ‘Monitoramento da qualidade de queijos artesanais de Minas Gerais e capacitação de técnicos e produtores visando agregação de valor e competitividade’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que propõe melhorar a qualidade dos queijos artesanais das regiões de Alagoa, Mantiqueira, Serras da Ibitipoca e Campo das Vertentes, por meio de diagnósticos do queijo e de sua produção”, informa.

O projeto, iniciado neste mês de outubro, terá duração de 36 meses e será realizado em cinco etapas principais:

– monitoramento da produção e da qualidade dos queijos artesanais das regiões analisadas;

– aplicação de questionário para identificar as principais demandas de pesquisas por parte dos produtores;

– análise dos dados coletados;

– proposição de ações de melhoria da qualidade;

– e difusão dos resultados, por meio de treinamento e capacitação de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e de produtores, da geração de informações científicas e da publicação de cartilhas, boletins técnicos, artigos técnico-científicos e resumos para publicação em congressos, que ficarão à disposição da comunidade e poderão servir de subsídio para a regulamentação de novas regiões produtoras.

Leia Também:  Contagem: PCMG recupera equipamento avaliado em R$ 500 mil

O imunoanalisador foi adquirido com recursos de emenda parlamentar.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Contagem: PCMG recupera equipamento avaliado em R$ 500 mil

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Epamig realiza Dia de Campo sobre fruticultura de clima temperado

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA