Minas Gerais
Mestrado em Biotecnologia da Funed está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed), para turma com início em 2023. Os interessados poderão se inscrever até as 16h do dia 27/1/2023 (somente dias úteis). O curso faz parte do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec Funed), que recebeu, no último mês, o resultado da avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Essa atividade, de acordo com o órgão, é essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país. De acordo com a comissão avaliadora, a análise dos dados e dos indicadores mostram claramente que o PPGBiotec Funed pode se consolidar rapidamente, pois, apesar de ser novo, já demonstra um perfil tecnológico relevante na área, o que o levou a receber nota 4. “Esta nota é muito positiva para o nosso programa, que teve início em 2019 e passou pela sua primeira avaliação, o que nos traz muita satisfação em entendermos que estamos no rumo certo”, declara a pesquisadora Sílvia Fialho, coordenadora do PPGBiotec Funed.
Os objetivos da avaliação da Capes são a certificação da qualidade da pós-graduação brasileira e identificação de assimetrias regionais e de áreas estratégicas do conhecimento, para orientar ações de indução na criação e expansão de programas de pós-graduação no território nacional. Os processos são conduzidos com base no reconhecimento e confiabilidade na qualidade assegurada pela análise dos pares, com critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo, que acontece de quatro em quatro anos.
Sobre o curso
O mestrado profissional em Biotecnologia da Funed é gratuito e dispõe de 15 vagas para profissionais com nível superior completo, aprovados e classificados conforme especificações do edital. O curso teve início em 2019 e já está em sua quarta turma, já tendo formado 21 mestres desde sua primeira defesa de dissertação. A próxima turma terá início em março de 2023.
O curso tem o objetivo de formar recursos humanos qualificados para atuação em setores produtivos, empresas de base biotecnológica e instituições de ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica. O Programa possui como área de concentração a Biotecnologia em Saúde e é constituído por duas linhas de pesquisas: Bioprodutos e Bioensaios e métodos diagnósticos. “A possibilidade de usar a estrutura da Funed, com seus diversos e bem equipados laboratórios de pesquisa e diagnósticos, e seu moderno e tecnológico parque fabril, que facilitam o desenvolvimento do projeto de pesquisa, é um diferencial para quem deseja ingressar no curso”, destaca Sílvia Fialho.
O processo seletivo será composto por três etapas: 1-deferimento das inscrições para verificar se o candidato enviou a documentação completa e que atenda a todas as condições do Edital; 2- a prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório; 3- análise de currículo conforme cronograma, com caráter classificatório.
As inscrições para o processo seletivo poderão ser feitas pessoalmente ou pelos Correios, no endereço especificado no edital.
Acesse o edital completo do processo seletivo clicando aqui.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
PM intensifica combate ao crime
Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.
Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.
A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.
Foco na prevenção com a chegada do fim de ano
Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.
Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.
O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.
A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
PM intensifica combate ao crime
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
-
Minas Gerais6 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ESPORTES2 dias atrás
Pedrinho: O herói que transformou o Cruzeiro e resgatou a paixão de milhões
-
ARTIGOS3 dias atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo3 dias atrás
Toyota lança novo carro no Brasil. Confira o que ele têm de tão especial!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrás
O Novo Herói que Vai Redefinir a Marvel – Capitão América Nova Ordem Mundial