Minas Gerais
Projeto de reparação oferece 120 vagas para cursos técnicos gratuitos em Brumadinho
Moradores de Brumadinho podem se inscrever até o próximo sábado (12/11) em três cursos técnicos gratuitos disponibilizados dentro do projeto de reparação “Distrito Industrial”. O objetivo deste eixo é diversificar a economia e reduzir a dependência da mineração no município.
São dois cursos semipresenciais e um presencial ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com início das aulas previsto para o fim de novembro. As oportunidades compõem o Programa de Capacitação de Mão de Obra e Educação voltado ao mercado de trabalho de Brumadinho e são vinculados a áreas identificadas como potenciais no município.
Vagas disponíveis
40 para Técnico em Automação Industrial;
40 para Técnico em Qualidade;
40 para Técnico em Eletrotécnica.
Inscrições
Os interessados em participar da iniciativa precisam estar matriculados ou ter concluído o ensino médio e possuir computador para acompanhar as aulas remotas. Conforme o edital, as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que deve ser feita neste link.
O projeto Distrito Industrial faz parte do programa de Reparação Socioeconômica e está em execução dentro do Anexo I.4 do Termo de Medidas de Reparação aos danos provocados pelo rompimento da Vale, na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho. O rompimento provocou a morte de 272 pessoas e gerou uma série de impactos ambientais, econômicos e sociais. O Termo Judicial foi assinado em 4 de fevereiro de 2021 pelos compromitentes Governo de Minas Gerais, Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de Minas Gerais.
Sobre os cursos
Curso Técnico em Automação Industrial (semipresencial)
O técnico em Automação Industrial é o profissional que apresenta as competências necessárias para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, primando pelos preceitos da ética pessoal e profissional.
Curso Técnico em Eletrotécnica (semipresencial)
O técnico em Eletrotécnica é responsável por instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e ambientais.
Curso Técnico em Qualidade (presencial)
O técnico em Qualidade tem como objetivo apoiar tecnicamente a implementação e a manutenção dos sistemas de gestão da qualidade, controlar a qualidade de produtos e processos e atuar em auditorias de sistemas de gestão da qualidade, considerando os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente pertinentes.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.