Tribunal de Justiça

Violência doméstica é tema de palestra em canteiro de obras

Publicados

em

not---Palestra-Violencia-domestica_-na-contrutora-Caparao-2.jpg

Izabela de Faria Miranda abordou os diversos aspectos da Lei Maria da Penha a trabalhadores de um canteiro de obras da Construtora Caparaó ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

Cerca de 50 empregados da construção civil, entre pedreiros, serventes, mestres de obras e encarregados, participaram, nesta segunda-feira (7/11), de uma atividade de prevenção à violência doméstica e familiar, em um canteiro de obras da Construtora Caparaó, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. A coordenadora da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Izabela de Faria Miranda, proferiu palestra sobre o assunto.

As palestras sobre o tema são organizadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), que atua em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv).

Na terça-feira (8/11), o juiz Leonardo Moreira, da comarca de Pedro Leopoldo, participará de outra palestra em canteiro de obras no Belvedere. E, na quarta-feira (9/11), a desembargadora Evangelina Castilho, superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, estará com trabalhadores no bairro Santa Maria.

Leia Também:  TJMG participa da solenidade de posse da nova diretoria do Sebrae Minas

Aos trabalhadores e trabalhadoras, a palestrante Izabela de Faria Miranda falou sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência que a legislação prevê – como a física, a psicológica e a patrimonial –, as consequências dessas diversas formas de agressão para as vítimas e a importância de os homens escutarem suas companheiras e de estabelecerem com elas uma comunicação não violenta, entre diversos outros pontos.

“Estar em espaços com a presença predominante de homens, levando essas questões, é uma atitude revolucionária. Minha atuação é mostrar para esses homens como é possível interromper o ciclo da violência contra as mulheres. O debate é extremamente relevante para conscientizar essas pessoas”, afirmou a palestrante.

Segundo Izabela de Faria Miranda, é preciso pensar na violência familiar e contra as mulheres de forma mais abrangente, levando em consideração o machismo estrutural, “tão presente na vida de homens e mulheres”.

Trabalho educativo

not---Palestra-Violencia-domestica_-na-contrutora-Caparao.jpg
Mestre de obras, José de Souza Gonçalves ressaltou a importância de levar a discussão sobre a violência doméstica para ambientes predominantemente masculinos ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

José de Souza Gonçalves, mestre de obras da Construtora Caparaó, que assistiu a palestra, disse que esse tipo de debate é muito importante. “Os homens precisam ter a consciência que os direitos são iguais, entre homens e mulheres. Precisamos desse tipo de orientação de forma permanente”, disse

Leia Também:  TJMG inaugura novas instalações de oficina mecânica

“Estamos vivendo uma situação crítica em relação à violência doméstica. Levar essa discussão para dentro dos canteiros de obras é fundamental, já que esse público é predominantemente masculino. Fazemos um trabalho educativo sobre esse assunto, para tentar reverter a escalada de violência contra a mulher. Muitas vezes, ouvimos relatos de homens que tem poucas informações violência doméstica”, destacou a supervisora do Departamento de Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Intervalo Cultural do TJMG recebe Stefânia Ferraz e Wibner Canuto

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA