TECNOLOGIA
Twitter diz que número de usuários bateu recorde com gestão de Musk
Depois que muitos anunciantes decidiram abandonar o Twitter por conta da aquisição por Elon Musk, a empresa está se esforçando para convencê-los a ficar. A estratégia agora é reforçar que o número de usuários diários monetizáveis (mDAU, na sigla em inglês) cresceu com a gestão do bilionário.
Em um documento interno obtido pelo The Verge, o Twitter pede que os funcionários da área de vendas informem os anunciantes que o crescimento diário de usuários da rede social cresceu o “máximo de todos os tempos” durante a primeira semana de Musk no comando.
De acordo com o documento, o crescimento de mDAU acelerou mais de 20%, “cruzando a marca de um quarto de bilhão”. No documento, os funcionários ainda são orientados a dizerem aos anunciantes que o discurso de ódio não cresceu na plataforma e que o próprio Musk está sujeito às mesmas regras que os demais usuários.
Nesta terça-feira (8), o bilionário publicou em sua conta no Twitter gráficos que mostram esse crescimento de usuários.
Fuga de anunciantes
A argumentação do Twitter surge em meio a uma fuga de anunciantes. Grandes nomes, como Volkswagen, Pfizer e Mondelez, deixaram de anunciar na plataforma por ressalvas a possíveis mudanças que Musk possa executar na plataforma.
Com discurso pró-liberdade de expressão, o bilionário dá a entender que pode reduzir a moderação de conteúdo no Twitter, o que poderia aumentar a disseminação de desinformação e discurso de ódio – justamente o que preocupa os assinantes.
No fim da última semana, Musk escreveu em sua conta no Twitter que a empresa “teve uma queda enorme na receita, devido a grupos ativistas pressionando os anunciantes, embora nada tenha mudado com a moderação de conteúdo”.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia