Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Copasa recupera mais de 1,3 bi de litros de água em ações contra o desperdício

Publicados

em

Uma das ações de maior sucesso da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) na redução do desperdício de água tratada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) é a utilização de novas técnicas que proporcionam mais eficiência na identificação de vazamentos invisíveis. Dessa forma, a companhia agiliza a correção dos vazamentos ocultos e diminui consideravelmente a perda de água.   

O trabalho teve início em 11/4 e, até 19/9, percorreu 7.700 quilômetros. Ao longo desse percurso, a Copasa identificou e corrigiu 3.220 vazamentos, o que corresponde a cerca de 16 ocorrências por dia. Isso contribuiu para a redução das perdas de água no âmbito da Unidade de Serviços Metropolitana (UNMT) em mais de 1,3 bilhão de litros de água neste período. A meta é percorrer mais 13 mil quilômetros.  

Atualmente, esse trabalho está sendo realizado em 14 cidades da Grande BH e consiste na pesquisa de vazamentos ocultos, por meio de um método que utiliza hastes de perfuração para pequenas sondagens, além de geofones eletrônicos, hastes de escuta acústica e manômetros eletrônicos.   

Leia Também:  Escolas estaduais de Minas desenvolvem projetos pedagógicos que incentivam o engajamento ambiental 

Trabalho inicial e cronograma  

O trabalho teve início em Sabará e Santa Luzia, onde foram corrigidos mais de 250 vazamentos invisíveis entre março e abril. Após a conclusão das correções, a Copasa realiza imediatamente a recomposição dos pavimentos.  

Em seguida, a pesquisa foi ampliada para os municípios de Belo Horizonte, Betim, Ibirité, Contagem, Nova Lima, Raposos, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Vespasiano e Lagoa Santa. No total, serão percorridos 20.400 quilômetros de redes de distribuição de água, no prazo de 12 meses, alcançando mais de 1 milhão de ligações.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Uberlândia: PCMG recupera R$ 200 mil em suplementos alimentícios

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA