Polícia
Montes Claros: PCMG prende cinco por porte ilegal de arma de fogo

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, na tarde dessa quarta-feira (9/11), em Montes Claros, na região Norte do estado, a prisão de cinco pessoas por porte ilegal de arma de fogo. Os suspeitos, todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 43 anos, foram abordados pela equipe policial em um shopping do município, portando revólveres, réplica de pistola e coletes balísticos.
A prisão ocorreu após levantamentos da Agência de Inteligência da PCMG em Montes Claros, que investigava o grupo, procedente de Januária, na mesma região. Dois deles, quando abordados, faziam uso de uma vestimenta semelhante ao hábito religioso e, embaixo dos trajes, usavam coletes balísticos. Os outros envolvidos alegaram que eram seguranças contratados por um deles.
O envolvido responsável por contratar os supostos seguranças informou aos policiais que é cadeirante e missionário religioso, e não um padre. Ele contou, ainda, que teria se deslocado de Januária para Montes Claros para realizar tratamento de saúde e fazer compras.
Quando questionados se portavam armas, um dos supostos seguranças disse que estava com o simulacro de uma pistola. Durante buscas, os policiais apreenderam com os investigados a réplica informada, dois revólveres calibres 32, facas, rádios transmissores e outros objetos.
Sobre os fatos, eles alegaram que faziam a segurança do cadeirante, o qual desenvolve um trabalho religioso em presídios, por isso, teria sofrido ataques criminosos e ameaças.
A versão apresentada foi verificada e, segundo os policiais lotados em Januária, onde o grupo reside, o suspeito não possui vínculo com a igreja católica ou qualquer outra no município. Os policiais asseguraram, ainda, que não tramita investigação de ataques ao envolvido em Januária e região.
Os suspeitos encontram-se no sistema prisional à disposição da Justiça.
As investigações continuam.
Fonte: Polícia Civil MG


Polícia
Carga de 6 milhões e caminhão com chassi adulterado são recuperados

Da redação – A Polícia Militar evitou o furto de uma carga milionária de defensivos agrícolas na Cooperativa de Café COOPERCITRUS, em Itamogi, extremo sudeste de Minas. O crime, que ocorreu no último dia 30/12 foi frustrado devido a denúncias que alertaram uma movimentação suspeita na cooperativa, os policiais foram ao local e constataram que os criminosos haviam tentado levar uma carga de defensivos agrícolas avaliada em aproximadamente R$ 6 milhões de reais.
Imediatamente, os agentes iniciaram uma investigação utilizando câmeras de segurança e identificaram um veículo que deu suporte à ação e um caminhão que seria usado para o transporte da carga. A partir destas informações os policiais mineiros, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, iniciaram uma operação para localizar e prender os autores. Durante as diligências, o veículo suspeito foi avistado e, após uma perseguição, acabou se envolvendo em um acidente de trânsito, um deles foi capturado e preso.
Ontem 2/1 a polícia localizou o caminhão usado na ação criminosa abandonado em um cafezal na zona rural de Itamogi. Sem placas de identificação, o veículo foi identificado como roubado em Miguelópolis (SP) em junho de 2024, após a análise de uma nota fiscal e do chassi.
O chassi havia sido adulterado para coincidir com o de outro caminhão de uma empresa do Rio Grande do Sul, uma prática comum entre quadrilhas especializadas. A adulteração de sinal identificador de veículo automotor, como o chassi, é crime previsto no artigo 311 do Código Penal, com pena de reclusão de 3 a 6 anos e multa. A Polícia Militar segue trabalhando para identificar e prender os outros envolvidos, além de investigar se a quadrilha possui conexão com outros crimes semelhantes na região.
O caso reforça a necessidade de ações integradas para combater crimes de roubo e adulteração de veículos.
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar