Tribunal de Justiça
TJMG inaugura unidade do Papre no Ibmec de Belo Horizonte

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou nesta quinta-feira (10/11) mais uma unidade do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), que integra o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O espaço foi instalado no campus do Ibmec, em Belo Horizonte, e contará com atendimento feito na Avenida Carandaí, número 863, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital.

A solenidade de inauguração faz parte das ações da 17ª Semana Nacional da Conciliação, iniciada na segunda (7/11), e contou com a presença do desembargador do TJMG, Moacyr Lobato de Campos Filho, que representou a 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta.
Como ocorre com os Centros Judiciários, os Papres estão sob a responsabilidade da 3ª Vice-Presidência do TJMG, que lidera as iniciativas voltadas para a resolução pacífica de conflitos.
“Hoje é um dia muito importante para o Tribunal. O Ibmec tem uma representatividade muito grande na cidade e no Estado, e tudo isso servirá para que avancemos nessa política de incentivo às medidas de autocomposição”, avaliou o desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho, considerando que a iniciativa trará “frutos relevantes”.
“O que buscamos com a conciliação e mediação são outras oportunidades além do processo judicial, que não desaparece, permanece com a relevância que sempre teve. Mas é muito interessante que tenhamos outras hipóteses para o encaminhamento e solução de conflitos estabelecidos”, completou.

Os Papres são unidades voltadas para a conciliação de demandas que ainda não chegaram ao Judiciário e, portanto, ainda não se transformaram em processos judiciais. No caso do posto instalado em parceria com o Ibmec de Belo Horizonte, os atendimentos serão direcionados também ao mercado empresarial. É o que explica o coordenador do Cejusc da Comarca da capital, juiz Clayton Rosa de Resende.
“Os Papres são braços do Cejusc para levar à sociedade essa proposta de resolver os conflitos antecipadamente, antes de virar um processo judicial. E no caso do posto do Ibmec, tem um viés interessante, já que vai atingir também o mercado empresarial”, afirmou.
No espaço, ainda conforme o magistrado, poderão ser realizados acordos extrajudiciais de recuperação de empresas para “orientar, de uma maneira em geral, o que elas podem fazer antes mesmo de chegar a um processo de falência, por exemplo”, concluiu.
A instalação

A solenidade de lançamento contou com a apresentação do espaço para alunos da instituição, além do descerramento da placa de inauguração.
Além do desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho e do juiz Clayton Rosa de Resende, também estiveram presentes o gerente Acadêmico do Ibmec, Eduardo Coutinho, e o coordenador do curso de direito da instituição, Rodrigo Octavio de Sousa Capanema.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES7 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics