Pesquisar
Close this search box.

TECNOLOGIA

Brasil se destaca no GitHub com mais de 3 milhões de desenvolvedores

Publicados

em

Github tem aumento no número de desenvolvedores
Reprodução/Gitbuh

Github tem aumento no número de desenvolvedores

O GitHub não é só uma plataforma de código-fonte, mas também uma comunidade que não para de crescer. Nesta semana, o serviço revelou ter alcançado a marca de 94 milhões de desenvolvedores ativos. E o Brasil tem um papel importante nisso, já que é o terceiro país que mais cresceu por lá.

Dos 94 milhões de participantes, 20,5 milhões se cadastraram no GitHub em 2022. Isso significa que, em comparação com o ano passado, a plataforma apresentou um crescimento de 27%. É uma porcentagem impressionante para um intervalo de apenas um ano.

O GitHub calcula que, hoje, 90% das empresas da lista Fortune 100 têm repositórios de código em sua plataforma.

Brasileiros em peso no GitHub

Dos 94 milhões de usuários do GitHub, mais de 3 milhões são brasileiros. Só em 2022, 924 mil desenvolvedores brasileiros ingressaram na plataforma. Esse número representa um aumento de 39% na base de usuários do Brasil no GitHub em relação a 2021.

Leia Também:  Brasil caminha para safra recorde de algodão com expansão da área cultivada

É um crescimento tão notável que faz o país se destacar. Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o terceiro país que mais registrou crescimento no GitHub, ficando atrás apenas da Índia (2,5 milhões de novos usuários) e China (1,2 milhão).

Na verdade, a América Latina como um todo se destaca. A Argentina, por exemplo, registrou 694 mil desenvolvedores neste ano. Colômbia e Chile aparecem na sequência com 660 mil e 345 mil usuários, respectivamente.

“O desenvolvimento de software aqui é vasto e próspero, e o fato do Brasil ser uma das maiores comunidades globais no GitHub é uma prova disso”, afirma Julio Viana, gerente regional do GitHub no Brasil. “É importante para nós garantir que todas as pessoas desenvolvedoras tenham oportunidades iguais, conectividade e a melhor experiência possível, independentemente de onde estejam localizadas, e esse crescimento global que estamos vendo nos ajuda a continuar expandindo os limites da inovação de software”.

O GitHub quer mais

Esses números surgem na esteira de outro número importante: o de que o GitHub já registra receita de US$ 1 bilhão por ano, detalhe que prova que a sua compra pela Microsoft só fez a plataforma evoluir.

O GitHub deixou claro que continua engajado com o crescimento da sua base de usuários. Para tanto, novos recursos foram anunciados nesta semana.

Um exemplo vem do GitHub Copilot, aquele sistema que usa inteligência artificial para sugerir código. Em breve, a ferramenta ganhará uma versão para empresas, própria para trabalho em equipe.

Outro é a liberação de 60 horas gratuitas de Codespaces (ambientes de desenvolvimento hospedados nas nuvens) para todos os usuários da plataforma.

As demais novidades incluem uma nova interface de pesquisa, o anúncio do GitHub Enterprise Server 3.7 (para uso do GitHub em ambientes próprios) e novos recursos na ferramenta de automação GitHub Actions.


Fonte: IG TECNOLOGIA

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TECNOLOGIA

Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável

Publicados

em

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA
Unsplash/Rolf van Root

OpenAI, dona do ChatGPT, é uma das empresas que assinou compromisso com governo dos EUA

As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.

Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.

Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.

Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.

Leia Também:  TikTok pode começar a cobrar assinatura em alguns conteúdos

Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.

No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.

Fonte: Tecnologia

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA