Pesquisar
Close this search box.

Brasil e Mundo

Lula viaja para COP27 no Egito

Publicados

em

Lula participará da COP27
Reprodução/Youtube

Lula participará da COP27

Nesta segunda-feira (14), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva ( PT ), ambarcou por volta das 7 horas das manhã no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo , com destino ao Egito, onde irá participar da COP 27 , a Conferência do Clima da Organizações das Nações Unidas (ONU)

O evento, que discute medidas de enfretamento às mudanças climáticas, começou no dia 6 de novembro e vai até o dia 18 na cidade egípcia de Sharm El Sheikh. A agenda do presidente eleito prevê também encontros bilaterais com autoridades de outros países no Egito.

No sábado (12), Lula foi ao hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para  realizar exames de rotina antes da viagem. Segundo boletim médico, os testes de imagem do petista estão normais e seguem mostrando uma completa remissão do tumor na garganta diagnosticado em 2011.

Veja o que esperar de Lula na COP27

Na quarta (16), o petista estará no evento Carta da Amazônia e fará um pronunciamento oficial na “zona azul” às 22h15 no horário de Brasília. Na quinta (17), o futuro chefe do Executivo federal conversará com representantes da sociedade civil e se reunirá com representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Leia Também:  Transição energética em cidades sul-americanas é abordada na COP27

Lula também terá reuniões bilaterais. Um deles será com o secretário-geral da ONU, António Guterres. A conferência climática da ONU também colocará ele frente a frente com John Kerry, enviado especial para o clima do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O líder norte-americano tem muito interesse em firmar acordos com o Brasil em relação ao meio ambiente.

A enorme expectativa que o petista esteja reunido com o presidente da França, Emmanuel Macron, e representantes dos governos da China e da Alemanha. O presidente eleito ainda estará em uma reunião bilateral com o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi.

Veja a programação de Lula na COP27

Quarta

– Às 11 horas (16h de Brasília): participa do evento Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática, na companhia dos governadores Antônio Waldez Góes da Silva, do Amapá, Gladson de Lima Cameli, do Acre, Mauro Mendes, do Mato Grosso, Helder Barbalho, do Pará, Wanderlei Barbosa , do Tocantins, e Marcos Rocha, de Rondônia;

– Às 17h15 no Egito (22h15 em Brasília): pronunciamento oficial na “zona azul”, local coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Esta é a área restrita à organização onde ocorrem as negociações entre líderes mundiais.

Leia Também:  Marcos do Val: golpe foi articulado por Daniel Silveira e Bolsonaro

Quinta

– Às 10 horas (15h de Brasília): tem um encontro com representantes da sociedade civil brasileira, no Brazil Hub;

– Às 15h (20h em Brasília) o presidente eleito se reunirá com os representantes do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

Lula será protagonista

Lula é esperado com enorme expectativa por autoridades de diversos países.  Ao longo das eleições 2022, ele prometeu combater o desmatamento da floresta Amazônica e defender projetos de sustentabilidade em parceria com outras nações. O presidente eleito é aguardado para saber quais medidas serão propostas pelo Brasil para resolver os problemas do Meio Ambiente.

Também está gerada a expectativa de quem será o ministro ou ministra da área. Marina Silva (Rede) é vista como favorita para ocupar o cargo. No entanto, até o momento não ocorreram conversas entre ela e o petista sobre o tema.  Os dois demonstram foco apenas na COP27.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Fim da Carteira Nacional de Habilitação

Publicados

em

A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.

Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.

Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?

A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.

Leia Também:  "Bolsonaro é uma cópia fiel do Trump", diz Lula nos Estados Unidos

Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.

Como a Validade da CNH Será Afetada?

O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.

Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.

Leia Também:  Campanha de Lula apresenta ação para deixar Jair Bolsonaro inelegível

Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?

As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.

 

Fonte/ TerraBrasilNoticias

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA