Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Copasa investirá mais R$ 12 milhões em João Pinheiro

Publicados

em

Copasa / Divulgação

Seguindo o propósito de cuidar da água e gerar valor para as pessoas, a Copasa licitou, no início de outubro, a obra para melhoria do sistema de abastecimento de João Pinheiro. Avaliada em R$ 12 milhões, a previsão é que as intervenções comecem na primeira quinzena de dezembro e terminem em 12 meses, beneficiando toda a cidade.

O projeto contempla a instalação de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade para 110 litros por segundo. A estrutura seguirá processo convencional de tratamento, o que irá sanar ocorrências de interrupções no abastecimento causadas pela elevação da turbidez da água captada em períodos chuvosos.

Segundo a analista de saneamento e engenheira responsável, Marcela Severo, a obra vai otimizar o processo de distribuição. “Com a implantação da nova ETA, obteremos ainda mais qualidade em um volume maior de água, o que também erradicará a intermitência do abastecimento”, explicou.

Também serão implantados 9.074 metros de redes de distribuição (distância equivalente a 90 campos de futebol colocados em linha); ampliada a captação de 90 para 110 litros por segundo, o que corresponde a um aumento de 20% na produção; e instalados quatro conjuntos motobombas – maquinário necessário para o funcionamento dos equipamentos.

Leia Também:  Cemig é reconhecida com prêmio de sustentabilidade 

Será construída ainda uma subestação elétrica na área da captação. Sua instalação possibilitará o funcionamento dos novos e mais potentes conjuntos motobombas. A adutora que capta água no Ribeirão dos Órfãos será ampliada, permitindo o transporte de um maior volume de água até a ETA; e duas elevatórias – equipamentos que bombeiam a água para as partes mais altas da cidade – receberão melhorias.

Além disso, a cidade ganhará uma Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR). Instalada na ETA, a UTR processará o lodo gerado durante o tratamento. Os resquícios de água resultantes desse material serão reencaminhados à captação, para receber o devido tratamento. Já os resíduos sólidos ou pastosos serão direcionados para um compartimento específico, para posterior descarte em local adequado.

Operação

A Copasa está em João Pinheiro desde 1973. Atualmente, atende 32.606 habitantes por meio do abastecimento de água, o equivalente a 91,96% da população. A ETA, hoje com capacidade para 90 litros por segundo, trata, em média, 7.128.000 litros por dia. Isso corresponde ao volume de aproximadamente três piscinas olímpicas.

Leia Também:  Queijarias mineiras recebem as primeiras certificações emitidas pelos municípios 

Depois de sair da unidade de tratamento, a água chega até os oito reservatórios, com capacidade de reservação total de 3.273.000 litros, que posteriormente a encaminham por meio de 181.698 metros de redes de distribuição para as 14.621 ligações.

Em 2003 a companhia assumiu a concessão do esgotamento sanitário da cidade. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) recebe efluentes de 14.303 ligações, que são bombeadas até a unidade com a ajuda de sete elevatórias. Diariamente a Copasa trata, em média, 4.222.944 litros de esgoto. 33.106 pessoas são atendidas pelo esgotamento, ou seja, 85,87% da população.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ENTRETENIMENTO

Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela

Publicados

em

Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração, ( o ciclo do ouro no país) o encanto da literatura, foi aqui que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial e claro a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil.

Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª  Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.

confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.

 

A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.

Leia Também:  Cemig é reconhecida com prêmio de sustentabilidade 

“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.

confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.

Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.

Leia Também:  Professora do Se Liga na Educação dá dicas do que priorizar no segundo dia do Enem 2022 

Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.

Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA