Brasil e Mundo
Moraes diz que democracia foi atacada e aponta culpa das redes sociais


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) e ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ), Alexandre de Moraes , disse nesta segunda-feira (14) que as instituições brasileiras, mesmo quando sofrem ataques, são fortes e foram responsáveis pela manutenção da democracia do país. O magistrado participou da primeira edição do Lide Brazil Conference, no HCNY (Harvard Club of New York), nos Estados Unidos,
“A democracia foi atacada, a democracia foi desrespeitada, a democracia foi aviltada, mas a democracia sobreviveu, a democracia resistiu, porque o país tem instituições fortes, o país tem um poder judiciário autônomo, o país tem juízes de primeira instância até o STF, juízes que respeitam a Constituição”, comentou.
O magistrado não deu exemplos específicos de ataques contra a democracia e nem mencionou nomes. Ao longo dos últimos quatro anos, o Supremo precisou lidar com manifestações antidemocráticas que pediam o fechamento do Congresso, do TSE e da própria Corte.
Moraes ressaltou que um dos motivos para os protestos golpistas é a ação das “milícias digitais”. Na avaliação dele, há grupos nas redes sociais que propagam falsas notícias contra o sistema eleitoral brasileiro, prejudicando a democracia e a “liberdade”.
“Essas milícias digitais, essa desinformação atacam uns segundo ponto, que é o sistema eleitoral, que é a base da democracia”, declarou. Ele também acusou “jornalistas” e influenciadores” de participarem das ações.
Alexandre de Moraes é hostilizado
Na noite de domingo (13), Alexandre de Moraes foi xingado por brasileiros bolsonaristas em um restaurante, em Nova York, nos Estados Unidos.
Em um dos vídeos compartilhado nas redes sociais, o ministro é abordado por um homem dentro de um restaurante. O brasileiro que está gravando acusa Moares de estar gastando o “dinheiro do povo brasileiro” em frases que intercalam entre português e inglês. Ao final do vídeo, o homem xinga o ministro do Supremo de “vagabundo” e comemora com outras pessoas que estão fora do restaurante.
Grupo Lide
A primeira edição do evento iniciou nesta segunda no HCNY (Harvard Club of New York), nos Estados Unidos. O maior foco da reunião é discutir a liberdade, a democracia e a economia do país a partir do ano que vem.
O primeiro dia do Lide Brazil conta com a presença de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), do TCU (Tribunal de Contas da União) e autoridades brasileiras, além de 260 empresários.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas