Minas Gerais

Curso de Gestão do Agronegócio da Uemg recebe nota máxima em guia especializado

Publicados

em

Reprodução / Uemg

Cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) foram avaliados, positivamente, pela quarta edição do Guia da Faculdade, parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo. O curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio, da Unidade Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, recebeu nota máxima. “Para os estudantes já matriculados, fica uma leitura de que estão em um curso com excelente qualidade e notoriedade. Para os futuros alunos, o indicador de que há um curso que recebeu nota máxima em todos os quesitos avaliados pelo guia”, comemora o coordenador do tecnólogo em Gestão do Agronegócio, professor Elicardo Heber de Almeida Batista.

Ele enfatiza que todos que ingressaram a partir da aprovação do novo Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que ocorreu em 2021, estão envolvidos em projetos de extensão e que alguns também estão participando de projetos de pesquisa. Além disso, o professor Elicardo destaca que o Programa de Ensino em Monitoria Acadêmica (Pema) vem despertando interesse dos estudantes pelo ensino.

Leia Também:  Presidente do TCEMG recebe Troféu Tancredo Neves

“A institucionalização da extensão universitária, somada à pesquisa e ao ensino, tem contribuído para distintos percursos formativos desses discentes. Outra informação relevante está no fato de que a maioria deles é contratada pelas empresas, após a realização do estágio obrigatório, antes mesmo da conclusão do curso”, afirma.

Atuação

O tecnólogo em Gestão do Agronegócio foi criado em 2006 e, desde então, forma profissionais para a administração de propriedades e empresas rurais e os prepara para desenvolver processos, empreendimentos e estratégias de produção, assim como para executar políticas agrícolas que visam atender cadeias produtivas e para atuar na comercialização e logística de produtos agroindustriais.

Com duração de três anos, o curso é disponibilizado na modalidade presencial e permite aos seus egressos atuação em diferentes áreas, como empreendimentos rurais e agroindustriais, sindicatos rurais e empresas de agronegócio, cooperativas agropecuárias e empresas especializadas em logística de agronegócio, secretarias governamentais de agricultura, órgãos públicos e privados de fiscalização e de incentivo à produção agrícola, além de empresas de leilões e eventos rurais.

Leia Também:  Creche de Perdões recebe mais de 100 itens em madeira fabricados por presos de Lavras

Outros 57 cursos de graduação da Uemg, entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo, presencial ou na modalidade de educação a distância (EAD), também se destacaram ao receber a nota quatro.

Cerca de 10 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro atuaram como voluntários para o Guia da Faculdade, avaliando cursos de graduação de todo o Brasil. Eles examinaram as qualidades dos projetos pedagógicos, dos corpos docentes e das infraestruturas. Cada curso foi distribuído para seis avaliadores, de acordo com suas áreas de formação e regiões onde trabalham.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Revista Pensar Agro e o livro “O Poder Público e o Agronegócio Brasileiro” já estão disponíveis

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Creche de Perdões recebe mais de 100 itens em madeira fabricados por presos de Lavras

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA