Minas Gerais

Governo de Minas prestigia comemoração pelos 90 anos do Diário do Comércio

Publicados

em

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (17/11), em Belo Horizonte, da comemoração dos 90 anos de fundação do jornal Diário do Comércio (DC) e da 8ª edição do Prêmio José Costa, criado pelo veículo em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC).

O diário foi criado em 1932 pelo jornalista José Costa com foco em economia, negócios e gestão. O DC é o único jornal especializado em economia em Minas Gerais.

Durante seu pronunciamento, o governador parabenizou o DC por acompanhar durante nove décadas a evolução da economia mineira. “Nos últimos 90 anos, Minas Gerais passou por profundas transformações, e o Diário conseguiu informar de maneira responsável todos os acontecimentos”, afirmou.

Prêmio José Costa

Nesta edição, o tema da premiação foi “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”. Foram agraciadas oito empresas/iniciativas e uma personalidade que se destacaram em nove categorias definidas pela organização.

Gil Leonardi / Imprensa MG

As iniciativas que concorreram foram indicadas pelas 40 instituições do Movimento Minas 2032 (MM2032), organizado pelo Diário do Comércio para ajudar no desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

Leia Também:  Acordo garante compromissos ambientais complementares na instalação da Heineken em Minas

Para Zema, a premiação é uma importante contribuição para a população, pois reconhece quem inova, se destaca e é melhor naquilo que faz. “A iniciativa é uma inspiração para aquelas empresas que estão na contramão, uma vez que as instituições premiadas passam a ser referências”, explicou.

As iniciativas foram avaliadas de acordo com a efetividade, inovação, impacto e replicabilidade. Em 2022, o prêmio passou a alinhar os critérios de reconhecimento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, instituídos pela ONU, em 2015.

Os premiados desta edição nas respectivas categorias foram:

Programa “Rolê das Gerais” (Globo Minas) – Qualidade da Cidadania;

Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese BH) – Qualidade da Democracia;

Associação Mineira de Reabilitação (AMR) – Qualidade de Vida;

Save Cerrado – Qualidade Ambiental;

Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) – Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica;

Projeto “Crie o impossível”, idealizado pela Embaixadores da Educação.- Qualidade da Cultura e Educação;

Cooperativa Dedo de Gente – Geração e Distribuição de Riquezas;

Urbô – Produção Responsável e Competitividade;

Médica infectologista Luana Araújo – Personalidade 2022.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:   Invest Minas recebe prêmio nos EUA por evitar fechamento de indústria em Ouro Preto

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Minas assina protocolo para regularização de uso de águas subterrâneas no Norte do estado

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA