Minas Gerais

Hospital do Ipsemg apresenta melhorias para segurança e atendimento aos beneficiários

Publicados

em

O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), recebeu novos pontos de gases medicinais e de vácuo no serviço de endoscopia da unidade. As novidades garantem mais segurança, conforto e eficiência na assistência à saúde do beneficiário.

Antes da contratação do serviço, a disponibilização tanto do vácuo quanto do ar comprimido e do oxigênio era feita por meio de balas ou compressores portáteis. Com a instalação, foram centralizadas em um mesmo ponto a rede de vácuo, a central de ar comprimido e a central de oxigênio. Chama-se de ponto o acesso que disponibiliza para o paciente todos esses gases, sendo de responsabilidade da equipe clínica o procedimento.

“O ganho com a instalação de novos pontos de gases, de ar comprimido e de vácuo tem a ver mesmo com a qualidade do serviço prestado, a qualidade de alternativas clínicas diante de uma emergência e questões sanitárias”, explica o coordenador do Departamento de Manutenção Predial (Demanp) do HGIP, Paulo Cesar Lopes.

Leia Também:  Confira o resultado da enquete que escolheu os nomes dos novos cães da Polícia Civil de Minas Gerais

A instalação foi feita nas três salas em que o procedimento é realizado e nos leitos da recuperação pós-anestésica. Além desses, na sala de higienização de materiais foram instalados pontos de ar comprimido que servem para desobstruir instrumentos e canaletas, pois quando houver alguma sujidade que esteja dentro de algum instrumento utilizado na endoscopia a pressão do ar comprimido ajuda na higienização.

A ação foi realizada pela Diretoria de Saúde (Disa) da unidade própria do Ipsemg, por meio do Departamento de Manutenção Predial (Demanp) e da contratação da Ox-genium, empresa responsável pelo serviço.

Endoscopia

A endoscopia é um exame para o diagnóstico de diversas doenças. Por meio dele é possível identificar problemas como inflamações (esofagite, gastrite, colite), tumores e focos de sangramento, entre outros. O exame analisa a mucosa do sistema digestivo por meio de um tubo flexível (chamado de endoscópio) que tem na ponta um chip responsável por capturar todas as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Apesar de ser considerado um exame simples a endoscopia necessita de adequada estrutura e aporte clínico ao paciente de acordo com as normas técnicas de segurança. Com a instalação dos pontos de gases e vácuo, cada equipe pode prestar assistência ao beneficiário de acordo com a sua necessidade, de forma segura e que atende padrões impostos pela vigilância sanitária.

Leia Também:  Ipsemg reajusta tabela dos benefícios para pensão por morte

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  PCMG apresenta andamento da reforma do Instituto Médico-Legal

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Funcionalidade de alteração de cadastro já está disponível no Portal Ecossistemas 

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA