Brasil e Mundo

Em Lisboa, Lula afirma que ‘governo não pode ser só do PT’

Publicados

em

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso
Reprodução / CNN Brasil – 10.11.2022

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em discurso

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  mencionou neste sábado (19), durante discurso no Instituto Universitário de Lisboa, em Portugal , que o governo dos próximos quatro anos não será apenas de petistas .

“O governo não pode ser só do PT. Temos que ter um governo com mais gente da sociedade, mais gente de outros partidos, e mais gente que não tem nenhum partido”, disse a brasileiros e portugueses.

Os nomeados para as equipes de transição são de maioria petistas. Entre os 290 nomes anunciados por Lula, 66 são do PT. Do total, 130 tem filiação partidária distribuídos em 16 siglas diferentes.

Ainda, durante o discurso em Lisboa, o presidente eleito afirmou que o atual comandante do país, Jair Bolsonaro (PL) , “não soube perder” e que derrotará o bolsonarismo “sem usar práticas da extrema-direita”.

“A democracia não é um pacto de silêncio. Mas quem foi derrotado agora não soube perder e terminou em um processo que a gente não conhecia no Brasil: a violência da extrema-direita. A gente derrotou o Bolsonaro e ganhou as eleições, mas o bolsonarismo está vivo. Mas vamos derrotá-lo sem utilizar os métodos que utilizam contra nós”, afirmou.

Leia Também:  'Retrocesso', diz ministro da CGU sobre LAI no governo Bolsonaro

Sobre a provocação que recebeu de alguns eleitores de Bolsonaro durante sua passagem por Portugal, Lula provocou: “Não discutam com bolsonarista (em Portugal). Digam para eles irem para o Brasil ajudar o Bolsonaro porque ele está precisando”.

Ainda durante passagem pela Universidade, Lula reafirmou o seu compromisso com a Educação.

“Não tenho diploma universitário, mas fui o presidente que mais criou universidades. Vamos fazer mais, para que as pessoas tenham a oportunidade que não tive. Não adianta dizer que estou gastando dinheiro com educação. Não estou gastando, estou investindo, qualificando o povo”, disse Lula.

Lula em Portugal

O petista chegou pousou em Lisboa, capital portuguesa, na sexta-feira (18) . Acompanhado de Fernando Haddad (PT), ele foi recebido pelo presidente português Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.

Leia Também:  População do Vale do Lítio recebe atendimento presencial do Governo de Minas

Além do mandatário português, se encontraram com Lula também o ministro dos negócios estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, e o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e a ministra de negócios estrangeiros de Moçambique, Verónica Nataniel Macamo Ndlhovo.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Publicados

em

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos

Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.

De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.

Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Leia Também:  Governo conclui reforma na Escola Estadual Zezé de Lima, em Itaúna

O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.

O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA