Brasil e Mundo
Chefe de segurança diz que posse de Lula terá “precauções”


O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal , Júlio Danilo , afirmou que a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá “precauções”. Em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta segunda-feira (21), ele relatou que há “riscos naturais”, mas que a cerimônia será segura.
Júlio explicou que a equipe de transição está responsável pela preparação da festa, além da futura primeira-dama estar acompanhando cada detalhe de perto. Ele relatou que a segurança do DF ficará com a responsabilidade de cercar o local e fazer o controle do público.
“A equipe de transição, inclusive com a primeira-dama, é que vai preparar a festa. Toda a segurança do perímetro é responsabilidade nossa. Controle de trânsito, de acesso das pessoas. A gente vai botar uma linha de revista – é natural, isso ocorre em toda a manifestação–, para evitar que alguém entre com canivete, com arma, fogos de artifício”, comentou.
A reportagem relembrou que a segurança de Lula entrou na categoria “risco alto”. Porém, Júlio detalhou que o trabalho durante a campanha é diferente da posse, porque um candidato costuma ficar muito próximo do público.
“Na campanha a exposição é muito maior, o próprio candidato quer ter contato com o público. Quando você sai da campanha, consegue fazer um controle maior. Na campanha, é o caos quando o político quer sair, abraçar e beijar – aquilo é um risco tremendo”, explicou.
“Eu acho que ainda está muito polarizado. A gente vê que as pessoas estão com discurso muito inflamado. Então eu acho que tem um risco natural, não se pode descuidar disso”, acrescentou.
“Por isso nós tomamos todas as precauções. Mas é aquilo: o presidente desfila em carro aberto, público muito grande. Fica sempre aquele temor, se alguém vai tentar atacar. Mas vai ser bem planejado, a gente tem costume de fazer esse tipo de segurança”, completou.
Segurança do público
Milhares de petistas estão se organizando para saírem das suas cidades e assistirem a cerimônia de posse de Lula. Grupos se preparam para viajarem em excursões e a maior preocupação é com a segurança. Júlio contou na entrevista que todos estarão protegidos.
“Podem se sentir seguras [as pessoas que vão assistir a cerimônia]. Nós estamos prontos para oferecer segurança às pessoas. A democracia é assim”, concluiu.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política


ARTIGOS
Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.
Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.
As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas