Brasil e Mundo
Frota, Irajá e Benedita: Alckmin anuncia parlamentares para transição
Na tarde desta terça-feira (22), o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) , anunciou nomes de deputados federais e senadores que vão fazer parte dos grupos técnicos da equipe responsável pela transição do governo do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL) , para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) .
Entre os nomes anunciados estão o do senador Irajá Abreu, para o grupo de Agricultura e Pecuária, os deputados Túlio Gadelha e Alexandre Frota, para o de Cultura, e a deputada Alice Portugal, para o de Educação.
Confira a lista completa:
- Agricultura e Pecuária
- senador Irajá Abreu
- deputado Tito Carlos Cordeiro
- Desenvolvimento Social
- deputada Dulce Miranda
- senadora Tereza Nelma
- deputado Washington Quaquá
- Centro de governo
- senador Jaques Wagner
- deputado José Guimarães
- deputado Lindbergh Farias
- deputado Márcio Macedo
- deputado Reginaldo Lopes
- Cidades
- Deputado federal Afonso Florence
- Deputado federal Hildo Rocha
- Deputado federal eleito Jilmar Tatto
- Deputado federal Leônidas Cristino
- Deputada federal Luizianne Lins
- Deputado federal Márcio Jerry
- Deputada federal Natália Bonavides
- Deputado federal Waldenor Pereira
- Ciência, Tecnologia e Inovação
- Deputado federal Expedito Netto
- Deputado federal Leo de Brito
- Comunicações
- Deputado federal André Figueiredo
- Deputado federal Aureo Ribeiro
- Deputado federal Orlando Silva
- Deputado federal Rui Falcão
- Cultura
- Deputado federal Alexandre Frota
- Deputada federal Benedita da Silva
- Deputada federal Jandira Feghali
- Deputado federal Marcelo Calero
- Deputado federal Túlio Gadêlha
- Desenvolvimento Agrário
- Deputado federal Bira do Pindaré
- Deputado federal Bohn Gass
- Deputado federal Célio Moura
- Desenvolvimento Regional
- Deputado federal Gervásio Maia
- Deputado federal José Ricardo
- Deputado federal Júlio César
- Deputada federal Marília Arraes
- Deputado federal Milton Coelho
- Deputado federal Newton Cardoso Júnior
- Deputado federal Paulo Guedes
- Senador Rogério Carvalho
- Direitos Humanos
- Deputada federal Rejane Dias
- Deputada federal eleita Duda Salabert
- Esporte
- Senadora Leila do Vôlei
- Igualdade racial
- Deputada federal eleita Daiana Santos
- Deputada federal eleita Dandara
- Deputada federal Taliria Petrone
- Indústria, Comércio e Serviços
- Deputado federal Zé Neto
- Deputado federal Sidney Leite
- Senadora Zenaide Maia
- Infraestrutura
- Senador Acir Gurgacz
- Deputado federal Edilázio Júnior
- Deputado federal José Priante
- Deputado federal Henrique Fontana
- Deputado federal Sebastião Oliveira
- Justiça e Segurança
- Deputada federal eleita Adriana Accorsi
- Deputado federal Tadeu Alencar
- Deputado federal eleito Valtenir Pereira
- Juventude
- Deputado federal eleito Miguel Ângelo
- Meio ambiente
- Deputado federal Alessandro Molon
- Deputado federal Célio Studart
- Deputado federal Bacelar
- Deputado federal Nilton Tatto
- Deputado federal Rodrigo Agostinho
- Minas e Energia
- Deputado federal Odair Cunha
- Mulheres
- Deputada federal Érika Kokay
- Deputada federal Lídice da Mata
- Pesca
- Deputada federal eleita Ana Paula Lima
- Deputado federal José Airton Cirilo
- Planejamento
- Deputado federal Mauro Benevides Filho
- Deputado federal Pedro Paulo
- Deputado federal Renildo Calheiros
- Previdência
- Deputada federal eleita Maria Arraes
- Deputado federal Ricardo Silva
O anúncio foi feito na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, local onde a equipe de transição está trabalhando. Na ocasião, ele também divulgou quem serão os responsáveis pelos relatórios por tema que cada equipe vai entregar a Lula .
Alckmin foi escolhido pelo próprio presidente eleito como coordenador da equipe de transição de governos e tem feito anúncios frequentes nas últimas semanas sobre os demais integrantes do grupo, as áreas que cada um vai atuar e as funções que devem exercer.
Até agora, a equipe foi dividida em 30 grupos separados por temas, que deverão fazer um diagnóstico sobre a situação da administração do governo federal e sugerir medidas para o novo governo , que se inicia a partir de janeiro de 2023.
Entre os nomes já anunciados por Alckmin anteriormente que vão integrar a equipe de transição estão as ex-ministras do Meio Ambiente Marina Silva e Izabella Teixeira; os senadores Randolfe Rodrigues (Rede) e Simone Tebet (MDB); os ex-ministros Alexandre Padilha, Arthur Chioro, Celso Amorim e Aloysio Nunes; os economistas André Lara Resende e Persio Arida; e a líder indígena Sônia Guajajara.
De acordo com a legislação, no processo de transição é permitido que se forme uma equipe com até 50 cargos remunerados, mas também é possível que voluntários se juntem ao grupo para ajudar no trabalho.
Eleições 2022
O segundo turno das eleições ocorreu no dia 30 de outubro. Depois de 20 anos de sua primeira vitória, Lula venceu novamente o pleito e governará o Brasil pela terceira vez . Ele derrotou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) , e assumirá o Planalto a partir de janeiro de 2023.
De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista obteve 50,90% (60.345.999) dos votos, enquanto o atual mandatário, teve 49,10% (58.206.354).
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela
Visitar Ouro Preto, no coração da mineiridade, é viajar no tempo. Fundada em 1711, essa joia do barroco brasileiro preserva a rica história da mineração (o ciclo do ouro no país), o encanto da literatura, foi nestas terras que Tomás Antônio Gonzaga viveu seu grande amor com Marília de Dirceu, inspirando uma das obras mais marcantes da literatura mundial, a genialidade de mestres como, Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho, um dos maiores mestres da arte barroca no Brasil e claro, Tiradentes, uma figura central na história do Brasil, que tem uma forte conexão com Ouro Preto, antiga Vila Rica, que foi o cenário principal da Inconfidência Mineira, movimento de resistência à exploração colonial portuguesa.
Além disso Ouro Preto respira arte e festas. A cidade comemorou no último dia 18 de novemebro o aniversário de 210 anos de Aleijadinho, um evento que celebrou a arte, a cultura e a história da cidade. Durante uma visita na cidade, a nossa equipe conversou com o Ouro-pretano, Mauro Francisco de Souza Silva, conhecido por Mauro Amorim que é o organizador da 45ª Semana do Aleijadinho 2024 e Coordenador do CPP da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto.
— confira o vídeo abaixo para saber mais sobre essa celebração que ressalta o legado de um dos maiores artistas do Brasil.
A riqueza cultural de Ouro Preto também pode ser vista nas galerias e exposições. Visitamos uma mostra de desenhos de um renomado artista local, falecido aos 94 anos; José Pio Monte.
“A Arte de JPio” é uma exposição, retrospectiva dos trabalhos artísticos e dos desenhos técnicos de Zé Pio e promove o resgate de peças industriais e a planificação de estruturas não mais existentes em Ouro Preto: o artista apresenta obras produzidas desde a década de 1970 nas técnicas óleo sobre tela, bico de pena, nanquim aguada, lápis e giz pastel. Na exposição que aconteceu na última semana desenhos em bico de pena despertaram ainda mais a paixão do público pelo artista. Durante a exposição, conversamos com o filho do artista, que compartilhou histórias emocionantes sobre o trabalho de seu pai e sua ligação com a cidade.
— confira o vídeo abaixo do engenheiro José Carvalho Monte, que ressalta o legado de seu pai, um dos maiores artistas do Brasil.
Outra experiência marcante foi a visita a uma mina histórica de extração de pedras preciosas e ouro. Apesar de sua beleza e riquezas naturais, Ouro Preto carrega em suas raízes uma história de exploração. Durante o auge do ciclo do ouro, milhares de pessoas ( inclusie crianças) foram escravizadas para trabalhar em condições insalubres, extraindo riquezas destinadas à Coroa Portuguesa. Essa herança de sofrimento contrasta com o esplendor de magia da cidade, que hoje se destaca como um dos maiores patrimônios históricos do Brasil. Para se ter uma ideia da crueldade, a expectativa de vida dentro das minas era inferior há 5 anos.
Com tanta história provavelmente deu água na boca e vontade de saborear essa cidade, e claro, Ouro Preto encanta também pelo paladar. A cidade oferece uma gastronomia rica e diversificada, com restaurantes que agradam a todos os gostos. Seja para um jantar romântico, um momento em família ou uma reunião entre amigos, os ambientes são aconchegantes e acolhedores. Além da tradicional e deliciosa comida mineira, há opções de culinária internacional que tornam a experiência ainda mais especial.
Com cerca de 74 mil habitantes, Ouro Preto une história, cultura e sabores únicos, sendo um destino que marca para sempre quem passa por lá. Fique atento para aproveitar sua viagem com responsabilidade e desfrute de tudo o que essa cidade extraordinária tem a oferecer e antes de pegar a estrada escoha sua pousada preferida e seja cauteloso na contratação de guias, nem tudo que se vê e ouve pode ser verdade, na dúvida: pesquise. Boa viagem!
Saiba Mais sobre Tiradentes
Conexão de Tiradentes com Ouro Preto
• Inconfidência Mineira: Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, era um dos líderes do movimento que buscava a independência de Minas Gerais e a autonomia do Brasil em relação a Portugal. Ouro Preto, como capital da capitania, era o centro das discussões e conspirações da Inconfidência.
• Prisão de Tiradentes: Embora tenha sido capturado no Rio de Janeiro, muitas das articulações da Inconfidência aconteceram em Ouro Preto, onde residiam vários inconfidentes.
Pontos Históricos Relacionados
1. Casa dos Contos: Era usada como casa de fundição e prisão temporária de alguns inconfidentes. Hoje é um museu que retrata a história da economia brasileira no período colonial.
2. Museu da Inconfidência: Localizado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, guarda documentos, objetos e memórias dos inconfidentes, incluindo homenagens a Tiradentes.
3. Igreja de São Francisco de Assis: Essa igreja barroca é uma das obras-primas de Aleijadinho e representa a riqueza e a religiosidade da época, contextos que influenciaram os movimentos sociais.
Legado de Tiradentes
Tiradentes é considerado um mártir da independência brasileira. Sua memória é honrada em Ouro Preto por meio de eventos culturais, como a Semana da Inconfidência, realizada em abril, e pelo reconhecimento do seu papel como símbolo de liberdade.
A cidade, com sua arquitetura colonial preservada, oferece uma viagem no tempo, permitindo compreender melhor os ideais e o sacrifício de Tiradentes em um momento crucial da história do Brasil.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS3 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela