Terça-Feira, 15 de Abril de 2025

Brasil e Mundo

União Brasil confirma apoio a Lira e frustra planos de Bivar

Publicados

em

Presidente da Câmara dos Deputados
Reprodução/TV Câmara 30.10.2022

Presidente da Câmara dos Deputados

A bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados bateu o martelo e vai apoiar Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Casa. O partido, que tem 59 deputados, resolveu não levar adiante a chance de Luciano Bivar lançar seu nome para concorrer ao cargo.

A sigla também aprovou um indicativo que abre a possibilidade de compor uma federação com o PP. Caso isso ocorra, as duas legendas vão atuar juntas na Câmara durante o governo Lula.

“Deliberamos que as conversas sobre federação com o PP podem avançar, a depender das condições que forem dadas daqui em diante — disse Danilo Forte (UB-CE) para o jornal O Globo.

Bivar, presidente da legenda, não participou da reunião.  Ele articulou fazer parte de um bloco com o MDB, no entanto, acabou não obtendo sucesso. O cacique político garantiu aos seus aliados que não irá se opor ao desejo da bancada.

União Brasil com o PT?

Luciano Bivar é o maior defensor da aliança entre o União Brasil e o Partido dos Trabalhadores. Ele já avisou que não há chance do seu partido fazer oposição ao futuro governo Lula.

Leia Também:  PCMG participa da operação Toque de Caixa em apoio à PCERJ

A relação dele com os petistas tem sido tão boa que foi convidado para a reunião do conselho político da equipe de transição. O presidente do UB seguirá articulando para que a agremiação esteja na base de apoio.

Arthur Lira na presidência da Câmara

Arthur Lira deve ser reeleito na Câmara. O atual presidente da Casa conta com o apoio do União Brasil, PSD, Republicanos, PP, PL e PDT. O Solidariedade também deve indicar apoio ao chefe do poder legislativo federal.

O presidente eleito Lula garantiu que será neutro na disputa pelo Congresso Nacional. Seu foco, segundo ele, é ter uma ótima relação com os presidentes da Câmara e do Senado. Na avaliação dele, não é papel do poder executivo se envolver nas eleições do poder legislativo.

Há chance de Lira ser candidato único. Porém, deputados avaliam que o PSOL e um bolsonarista radical podem lançar candidaturas para concorrer. Porém, a tendência é que até partidos de esquerda sigam com o atual presidente da Câmara.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Publicados

em

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos

Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.

De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.

Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Leia Também:  PCMG participa da operação Toque de Caixa em apoio à PCERJ

O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.

O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA