Minas Gerais
Emater-MG participa de cooperação com governo peruano para desenvolver mercados de queijos

Como parte do acordo de cooperação assinado entre a Sierra y Selva Exportadora, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), um grupo de representantes dos dois países participou, nesta semana, da primeira reunião de trabalho.

“Conhecemos a Universidade Agrária de La Molina e tivemos reuniões para construir um plano de trabalho conjunto”, conta Maria Edinice Soares Rodrigues, do Departamento Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que representou a empresa na visita técnica a Lima, capital do Peru. Maria Edinice também foi jurada no 6º Concurso Nacional de Queijos, além de proferir palestra para os alunos do curso de Zootecnia da Universidade de La Molina. A Sierra y Selva promove o fortalecimento e a ampliação do acesso dos produtos de pequenos e médios agricultores aos mercados locais, regionais e nacional, bem como a exportação. Entre as principais ações do acordo firmado com o Governo de Minas Gerais, estão a criação de uma plataforma virtual de ensino a distância, a realização de diagnósticos de produção e mercado para produtos de interesse de Brasil e Peru, como café, azeites vegetais, uva, cítricos, batata e milho, além do queijo.
A cooperação prevê ainda capacitação de técnicos e promoção comercial, com negociações para a abertura do mercado brasileiro aos queijos peruanos, além da participação de produtores na ExpoQueijo 2023, evento promovido anualmente em Araxá, no Alto Paranaíba.
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Feagro de Santa Juliana expande participação de empresas na segunda edição
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Belo Horizonte terá gasolina a R$ 3,82
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Montes Claros em situação de emergência
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Produtora mineira é destaque nacional com geleia artesanal de abacaxi com pimenta
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Dia da Indústria 2025: FIEMG celebra a data com homenagens e reconhecimento
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Valadares cria ‘Patrulha da Dignidade’
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Condomínio receberá aportes de R$ 1 bi
-
Coluna Minas Gerais2 dias atrás
Corra e Movimente&se: única competição 100% indoor da advocacia no Brasil chega ao fim com mais de 1.800 inscritos e 30 premiados em Minas