Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas registra segundo óbito provocado pelas fortes chuvas

Publicados

em

A Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) registrou a morte de um idoso nesse sábado (26/11), em Bom Jesus do Galho, após ser arrastado por uma enxurrada decorrente das fortes chuvas que atingiram o município localizado na região do Rio Doce.

É o segundo óbito provocado pelas chuvas em Minas Gerais desde o final de setembro, quando começou a temporada de precipitações que têm atingido o estado. Segundo o Corpo de Bombeiros de Caratinga e a Defesa Civil de Bom Jesus do Galho, a vítima era um homem de 71 anos, que tinha Alzheimer, e foi arrastado por uma enxurrada que invadiu sua casa. A primeira morte havia sido notificada em Piraúba, na Zona da Mata mineira.

No estado, 39 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pela Cedec-MG até esta terça-feira (28/11). O número de desabrigados chega a 865 (quando há danos ou ameaça de danos às residências e os moradores precisam de abrigo público), e há 2.770 pessoas desalojadas em Minas Gerais (quem precisou desocupar suas casas em decorrência dos efeitos diretos do desastre mas encontraram abrigo nas casas de parentes ou amigos).

Leia Também:  Previsão do tempo para Minas Gerais nesta segunda-feira, 6 de fevereiro

Doações

O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Cedec-MG, tem atuado em todos os municípios afetados pelas chuvas, prestando apoio humanitário e técnico para mitigar os impactos nas cidades atingidas.

Até a semana passada, tinham sido distribuídas 1.833 cestas básicas, além de 424 colchões, 1.053 kits higiene (com sabonete, papel higiênico, creme dental, absorvente e escova de dente), 574 kits dormitórios (com fronha, lençol, travesseiro e cobertor), e outros 2.661 itens diversos, como água mineral, vestuário, alimentos, fraldas, lonas, kits limpeza e outros.

Capacitação e kits

Em setembro, o Governo de Minas, também por meio da Cedec, realizou a capacitação, atualização e nivelamento dos agentes regionais, que estão aptos a atuar no período chuvoso no apoio aos municípios que necessitem. As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil também foram capacitadas nesse evento para trabalharem junto ao órgão estadual. 

A atual gestão fez o maior investimento em Defesa Civil da história de Minas Gerais, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Ao todo, foram adquiridos 497 kits (R$ 163,4 mil cada), contendo viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos.

Leia Também:  Desenvolvimento e compartilhamento de sistemas estratégicos garantem avanço na gestão de recursos hídricos em Minas

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o Estado de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Governo de Minas detalha plano de parceria com Curaçao

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA