Polícia
Operação Metástase combate lavagem de dinheiro na Zona da Mata
Nesta quarta-feira (30/11), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) integra a operação Metástase, coordenada pelo Ministério Público (MPMG), com participação também da Polícia Militar (PMMG), deflagrada na Zona da Mata, em repressão a suposto esquema criminoso de lavagem de dinheiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, nove de bloqueio de imóveis e 17 de sequestro de veículos, incluindo caminhões e carros de luxo, nas cidades de Muriaé e Laranjal.
A operação é destinada a apurar o envolvimento direto de um traficante de drogas e de terceiros, entre eles agentes políticos, com empresas participantes de licitações e contratações nos municípios onde ocorre a ação policial e outros da região. Segundo o MPMG, há indícios de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de entorpecentes e de crimes perpetrados contra o patrimônio público, com a utilização de empresas na prática de ilícitos financeiros, como a ocultação/dissimulação de patrimônio na utilização de “laranjas”.
De acordo com o promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional Zona da Mata, “as investigações apontam que contratos administrativos celebrados entre municípios e autarquias da região com empresas ligadas ao principal investigado seguramente ultrapassam o montante de R$ 5 milhões”. O principal alvo da operação e líder da organização criminosa, conforme o Ministério Público, também está ligado à prática de homicídios.
Numa parcial de persecução patrimonial e de recuperação de ativos, foram indisponibilizados e/ou apreendidos os seguintes bens: nove imóveis, oito automóveis, quatro motocicletas e dois caminhões.
A operação Metástase está sendo conduzida pelo Gaeco na Zona da Mata, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Econômica e Tributária de Muriaé, a PCMG e a PMMG. Participam da ação de hoje promotores de Justiça, servidores do MPMG, policiais civis que integram o Gaeco, policiais civis lotados nos departamentos estaduais de Operações Especiais (Deoesp) e de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), sediados em Belo Horizonte, além do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GCOC) da 4ª Região da Polícia Militar.
*Texto adaptado do MPMG
Fotos: Divulgação MPMG
Fonte: Polícia Civil MG
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS3 horas atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil
-
Brasil e Mundo2 horas atrás
Descobrindo Ouro Preto: História, Cultura, Gastronomia e Cautela