TECNOLOGIA
Aplicativos falsos espalham vírus que rouba senha do Facebook
Um vírus infiltrado em aplicativos no Android é capaz de infectar celulares e roubar dados da conta do Facebook das vítimas. A ameaça foi descoberta pela empresa de cibersegurança Zimperium.
De acordo com a companhia, o malware é usado desde 2018 e já fez mais de 300 mil vítimas em 71 países, a maior parte no Vietnã.
O vírus foi encontrado em diversos aplicativos, tanto na loja oficial Google Play Store quanto em lojas de terceiros. Ele se instala, sobretudo, em apps que fingem ser educativos ou de leitura.
Ao acessar esses aplicativos, a vítima é direcionada para uma página que solicita o login pelo Facebook. A página, porém, é falsa, e o sistema rouba os dados digitados ali, ou seja, login e senha.
Para se proteger se fraudes como essa, é importante ter um bom antivírus instalado e atualizado no seu celular – veja aqui uma lista de opções gratuitas para Android.
Além disso, é recomendado não baixar aplicativos em lojas de terceiros. Mesmo na loja oficial, a Google Play Store, é importante se atentar aos comentários, ao número de downloads e ao desenvolvedor.
Fonte: IG TECNOLOGIA
TECNOLOGIA
Meta, Google e OpenAI firmam compromisso por IA mais responsável
As sete principais empresas de inteligência artificial (AI) dos Estados Unidos concordaram nesta sexta-feira (21) em adotar uma série de medidas para desenvolver seus sistemas de forma mais responsável. O acordo foi realizado entre as companhias e o governo dos Estados Unidos.
Dentre os compromissos aceitos pela Amazon, Anthropic, Google, Inflection, Meta, Microsoft e OpenAI, estão investimentos em cibersegurança, realização de testes envolvendo aspectos de discriminação nos sistemas de IA antes de seus lançamentos, e um novo sistema de marca d’água em conteúdos gerados por IA.
Este último compromisso é uma forma das empresas sinalizarem que um texto, áudio, vídeo ou foto foi gerado por uma inteligência artificial, evitando que usuários acreditem, por exemplo, em deepfakes. As empresas ainda trabalham para implementar as novidades.
Por se tratar de um compromisso voluntário, a medida não é considerada uma regulação das empresas de IA, já que não há consequências para o descumprimento das promessas.
Em paralelo à medida do governo, o Congresso dos EUA estuda propor uma lei para regulamentar sistemas de IA.
No Brasil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou no início de maio um projeto de lei para regulamentar sistemas de inteligência artificial. Por enquanto, a matéria ainda não tem data para ser votada.
Fonte: Tecnologia