Tribunal de Justiça
Projeto “Meu Lar”, do TJMG, é agraciado pelo Prêmio Innovare


O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) conquistou o 2ª lugar na categoria Tribunal da 19ª Edição do Prêmio Innovare 2022, promovido pelo Instituto Innovare. A premiação, realizada nesta quarta-feira (7/12) durante cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), contemplou o projeto “Meu Lar”, idealizado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG com o objetivo de promover a regularização de contratos de financiamento de imóveis e emissão de escrituras para população atendida por programa habitacional do Governo do Estado.
O Prêmio Innovare visa identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Participaram da comissão julgadora ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST), desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.
Pelo TJMG receberam a premiação o presidente da Corte mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e a 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta. A honraria foi entregue pela presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza de Assis Moura.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, frisou a importância da premiação. “É com imensa satisfação e orgulho que recebemos um prêmio tão importante como o Innovare. É um reconhecimento nacional ao nosso projeto ‘Meu Lar’, que tem ajudado dezenas de famílias a regularizarem suas casas em Minas Gerais”, disse.
A 3ª vice-presidente, Ana Paula Nannetti Caixeta, falou sobre o impacto social do projeto. “É com muita alegria que recebemos o prêmio de um projeto maravilhoso como o ‘Meu Lar’, que traz uma contribuição expressiva para os cidadãos com a celeridade, ausência de litigiosidade e com a garantia do sonho de ter uma casa própria”, afirmou. Pelo TJMG, também esteve presente o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, Marcus Vinícius Mendes do Valle.

O projeto
O projeto “Meu Lar”, resultado de um convênio do TJMG com a Companhia de Habitação de Minas Gerais (Cohab), Defensoria Pública, Ministério Público e faculdades locais para resolver conflitos judicializados e não judicializados sobre as habitações populares, foi finalista da 19ª Edição do Prêmio Innovare 2022 dentre mais 100 iniciativas inscritas. A premiação em 1º lugar contemplou o “Programa Formando Gerações”, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).

Iniciado no biênio 2016/2018, na gestão do 3º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna, o projeto é atualmente coordenado pela atual 3ª vice-presidente, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, junto ao presidente do TJMG.
A ideia nasceu quando o TJMG, em março de 2017, firmou convênio com a Cohab Minas para resolver conflitos judicializados e não judicializados sobre as habitações populares. A maioria das questões envolvem contratos de gaveta ou por meio de procuração, irregularidades na posse e na propriedade dos imóveis, inadimplência das prestações de financiamento e falta de escrituras, entre outros problemas.

Finalistas
A ação escolheu dois finalistas em cada categoria para disputar o prêmio principal e a menção honrosa. Confira:
- Juiz: vencedor – Projeto Borboleta, de Porto Alegre (RS); autoria: juíza Magéli Frantz Machado e técnica judiciária Ivete Machado Vargas;
- Ministério Público: vencedor – Ministério Público e Terreiros em diálogos construtivos, Salvador (BA); autoria: promotora Lívia Santana e Sant’Anna Vaz;
- Defensoria Pública: vencedor – Programa Mãos que Reciclam, de Itabuna (BA); autoria: defensoras públicas Kaliany Gonzaga de Santana Ribeiro e Aline Brito Muller;
- Advocacia: vencedor – Assessoria Jurídica a Imigrantes e Refugiados, de Boa Vista (RR); autoria: advogadas Denise Abreu Cavalcanti, Millena Bruna da Silva Lopes, Andreia Freitas Vallandro, Victoria Santos Lorenço e Silva, e advogado João Paulo Gomes Monteiro Barbosa;
- Justiça e Cidadania: vencedor – Mães e Filhos da Rua, de São Paulo (SP); autoria: psicólogas Andrea Cristina Guerra e Giselly Gomes Japiassú, e psicólogo Rodrigo Xavier Franco; enfermeira Silvana dos Santos, assistentes sociais Patrícia da Silva Goulart e Daniele Fernandes Gradilone, médica Daniela da Silva Santos e técnica de enfermagem Ivaneth Antônia Reis da Silva.
O prêmio Destaque da 19ª edição foi para “Doe um Futuro”, de autoria do juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza (RJ), e a prática “Fórum Digital”, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), foi a escolhida na Categoria CNJ/Inovação e acesso à Justiça.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
[email protected]
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: TJMG


Notícia Boa!
Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.
Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.
O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.
Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.
A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.
-
CIDADES6 dias atrás
Nikolas é favorito em Minas
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Cooxupé tem faturamento recorde
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor