Brasil e Mundo
Quem é Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores de Lula
Nesta sexta-feira (9), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou o embaixador e ex- ministro Mauro Vieira como o novo responsável pelo Ministério das Relações Exteriores na sua gestão, que se inicia a partir de janeiro de 2023.
Vieira assumiu o comando do Itamaraty duante o segundo governo Dilma Rousseff (PT), entre 2015 e 2016 e deixou o cargo após o processo de impeachment da presidente. Hoje em dia, o diplomata atua como embaixador do Brasil na Croácia.
Perfil
Mauro Vieira é bacharel em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Funcionário de carreira do Itamaraty, ele se formou em 1974 na academia diplomática brasileira, o Instituto Rio Branco.
Entre 1982 e 1985, o novo ministro atuou como embaixador na Missão do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) em Montevidéu, Uruguai.
Nos anos seguintes, ele trabalhou na Embaixada do Brasil na Cidade do México, entre 1990 e 1992 e na embaixada do Brasil em Paris, de 1995 a 1999.
Entre os anos de 2003 e 2006, Vieira representou o Ministério das Relações Exteriores no Conselho de Administração da Itaipu Binacional.
O diplomata ocupou cargos de destaque no Itamaraty. Ele foi coordenador de Atos Internacionais; assessor do Secretário-Geral do ministério; assistente do chefe do Departamento Cultural; assessor de ministro das Relações Exteriores; chefe de Gabinete do secretário-geral; e chefe de Gabinete do ministro das Relações Exteriores.
Outra frente em que Vieira atuou foi o Ministério da Ciência e Tecnologia, onde foi secretário-geral adjunto de Ciência e Tecnologia e no Ministério da Previdência e Assistência Social. Na época, ele atuou como Secretário Nacional da Administração do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Voltando à carreira de embaixador, Vieira representou o Brasil na Argentina entre os anos de 2004 e 2010. Depois, foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos até 2015. Em 2016, assumiu como representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), cargo em que ficou até 2020.
A indicação de Vieira para assumir a baixada do Brasil na Croácia aconteceu já no governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2020.
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Fonte: IG Política
Brasil e Mundo
Fim da Carteira Nacional de Habilitação
A partir de 1º de janeiro de 2025, motoristas brasileiros terão que se adaptar a novas regulamentações na (CNH) Carteira Nacional de Habilitação de acordo com o projeto de Lei 7.746/17. Esta reforma traz atualizações significativas, principalmente a criação de uma categoria específica para veículos automáticos, refletindo as mudanças no mercado automotivo. Além disso, adaptações foram feitas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em alinhamento com a Lei 14.071/2021.
Entre as mudanças, a categoria B da CNH vai ser dividida em subcategorias: A B1 será destinada exclusivamente a motorista de veículos com câmbio automático, enquanto a B2 permitirá que motoristas dirijam tanto veículos automáticos quanto manuais. Essa segmentação visa assegurar que os condutores sejam devidamente treinados para operar o tipo de veículo mais adequado às suas habilidades.
Quais são os Impactos para os Condutores Atuais?
A reforma visa melhorar a competência dos motoristas sem causar transtornos desnecessários àqueles que já possuem a habilitação categoria B. Estes motoristas não precisarão passar por reciclagem imediata, mantendo a permissão para conduzir veículos de passeio, picapes e utilitários até o limite de oito passageiros e peso bruto de 3.500 kg.
Além da reorganização das categorias, a nova lei também exige cursos especializados para motoristas interessados em dirigir veículos que pertencem a categorias específicas, como os de transporte de carga ou de passageiros. Esses cursos englobam ensinamentos teóricos e práticos, com foco na segurança e técnicas de direção.
Como a Validade da CNH Será Afetada?
O prazo de validade da CNH também sofreu significativas alterações. Para condutores com menos de 50 anos, a CNH será válida por 10 anos, enquanto para aqueles entre 50 e 70 anos, a validade será de cinco anos. Motoristas com mais de 70 anos terão uma validade de três anos para suas habilitações. Essa mudança visa considerar as condições físicas e a frequência de exames médicos em diferentes faixas etárias.
Para atender às exigências da nova lei, motoristas deverão participar de cursos especializados caso queiram se habilitar para novas categorias de veículos. Após um período de cinco anos, será necessário passar por um curso de atualização, popularmente conhecido como reciclagem. Este curso tem como objetivo fornecer conteúdo atualizado sobre segurança no trânsito e as melhores práticas de direção, garantindo que os condutores estejam sempre preparados e em conformidade com as normas de trânsito.
Quais São as Perspectivas para o Futuro das Habilitações no Brasil?
As mudanças na CNH refletem uma tendência global de adaptação às novas tecnologias e práticas seguras no trânsito. Ao introduzir uma categoria específica para veículos automáticos, o Brasil acompanha o avanço do setor automobilístico, que tende cada vez mais para o automático. A implementação dessas reformas aponta para um futuro em que a direção será mais segura e adaptada às necessidades contemporâneas.
Fonte/ TerraBrasilNoticias