Minas Gerais
Orquestra Jovem das Gerais apresenta cantata de Natal no Palácio da Liberdade
A Orquestra Jovem das Gerais (OJG) vai apresentar no domingo (11/12), às 18h, a Cantata de Natal, nas históricas janelas e sacadas do Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O espetáculo é gratuito e promete comover o público com um repertório natalino para celebrar o período.
O evento, patrocinado pela Copasa, integra a programação do Natal da Mineiridade, lançado neste mês pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Até 6/1/2023, os visitantes poderão se encantar com as luzes de Natal na Praça da Liberdade e nos equipamentos do Circuito Liberdade.
Fundada em 1997, com a proposta inicial de integrar e atender crianças e adolescentes da região de Contagem, na Grande BH, por meio do ensino e da prática musical, a Orquestra Jovem das Gerais beneficia estudantes da rede pública de educação. Com 25 anos de existência, a orquestra tem uma gama de apresentações no Brasil e nos festivais internacionais, como na Alemanha, República Checa, Suécia, Áustria, França, Itália, Dinamarca, Estados Unidos, Argentina, dentre outros.
Durante este tempo, o projeto já incentivou cerca de 2,2 mil alunos, que atualmente fazem parte dos músicos profissionais de outras instituições e inúmeros que estão cursando música nas Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Australian Guild Of Music Education, Haute École de Musique de Genève – HEM, Mannes College The New School for Music, nos Estados Unidos.
O projeto atende cerca de 250 crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com oficinas de variados instrumentos de cordas e sopros e aulas teóricas de música. A partir da educação musical, a orquestra tem como meta transformar a vida das crianças e jovens para que se tornem cidadãos com novo olhar sobre a sociedade.
A Copasa como patrocinadora do projeto “Descubra o Palácio – Projeto de Museografia e Visitação Pública ao Palácio da Liberdade”, proposto pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes, desde 2021, tem como objetivo investir na manutenção e na preservação do patrimônio cultural do estado, contribuindo para o fortalecimento do setor cultural e para a promoção do patrimônio enquanto mecanismo de afirmação da identidade de um povo. Além disso, o investimento é o caminho de fortalecimento da marca e de sua reputação, por meio do estreitamento das relações com diversos públicos, tais como clientes, investidores, acionistas e outros.
Natal da Mineiridade
Lançado em 5/12, o Natal da Mineiridade conta com decoração temática na Praça da Liberdade, iluminação de espaços e prédios públicos, cantatas e presépios, entre outras atrações que refletem religiosidade, hospitalidade e o jeito mineiro de viver o Natal.
O Natal da Mineiridade representa um encontro para as várias culturas de Minas Gerais. Na Praça da Liberdade, cartão-postal de Belo Horizonte e início da Via Liberdade, maior rota turística do Brasil, um mapa mostra as tradições natalinas nas diferentes regiões do estado. O local está dividido por quadrantes e, em cada um deles, uma região de Minas é representada. O público poderá conhecer mais do espírito natalino de locais como Vale do Jequitinhonha, Sul de Minas, Zona da Mata, entre outros.
No Palácio da Liberdade também haverá celebrações especiais como a exposição de presépios produzidos por artesãos do Vale do Jequitinhonha.
A proposta da Secult é a de que as múltiplas linguagens artísticas se reúnam na Praça da Liberdade para promover encontros em torno dos festejos natalinos. Com a iniciativa, o Circuito Liberdade se torna vitrine para as tradições mineiras, conectando o público, os turistas, a capital e as demais cidades do interior em torno do grande patrimônio de Minas Gerais: a mineiridade.
Fonte: Agência Minas
Minas Gerais
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.
O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.
Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.
As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta vulnerabilidade dos trabalhadores.
A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.
O caso segue em investigação.
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO2 dias atrás
JÚRI POPULAR ABSOLVE RÉU QUE TENTOU MATAR EX-ESPOSA COM 5 FACADAS
-
Minas Gerais3 dias atrás
Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!
-
ARTIGOS25 minutos atrás
A licença-paternidade e o desafio de não elevar ainda mais o Custo Brasil