Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Epamig treina equipe de campo e investe em protocolo de práticas unificado para unidades produtoras de gado

Publicados

em

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deu início a uma série de treinamentos com o intuito de estabelecer um protocolo de boas práticas para modernizar e facilitar a gestão das unidades que atuam na bovinocultura. A proposta foi desenvolvida pelas equipes do Programa Estadual de Pesquisa em Bovinocultura e da Assessoria Negócios Agropecuários, com o apoio da diretoria executiva da empresa.

“Esperamos, primeiramente, motivar os funcionários que trabalham diretamente com animais, incentivando-os a aprimorar os cuidados de maneira mais eficiente e eficaz, além de valorizar o conhecimento deles, que podem sugerir ações e têm oportunidade de tirar suas dúvidas. Também queremos proporcionar aos pesquisadores da área de bovinocultura de todos os campos experimentais, animais padronizados, de qualidade e em número suficiente para realização de suas pesquisas”, afirma a coordenadora do Programa de Pesquisa, Edilane Silva.

Os primeiros treinamentos contemplam manejo de bezerras e silagem. “O intuito é gerar protocolos padrões para cada uma dessas etapas, criação de bezerras, alimentação dos animais, sanidade, qualidade do leite, por meio da qualificação do nosso pessoal. Vamos modernizar nossos campos experimentais para a pesquisa e consequentemente para a produção”, detalha o chefe da Assessoria Negócios Agropecuários, Clenderson Gonçalves, que acrescenta: “Esses protocolos serão repassados no modelo gestão à vista, no qual todos poderão ter conhecimento das metodologias utilizadas e acompanhar os resultados”.

Leia Também:  Epamig avalia alternativas para diminuir uso de adubos minerais

A economia é outro benefício pretendido. “Com essa padronização a gente consegue uniformizar o consumo de defensivos, de insumos e de medicamentos, evitando desperdícios e gerenciando o estoque, que deve ficar em um almoxarifado central, o que facilitará a distribuição desses produtos e a avaliação da eficácia”, explica Clenderson.

Treinamentos

Os treinamentos englobam os Campos Experimentais Santa Rita, em Prudente de Morais, Sertãozinho, em Patos de Minas e Getúlio Vargas, em Uberaba, e demais unidades da Epamig que atuam na produção de bovinos. Os protocolos sugeridos foram elaborados grupos de trabalho formados por médicos veterinários (manejo de bezerras) e engenheiros agrônomos (silagem), que ministram os treinamentos e vão acompanhar a aplicação das práticas e sugerir ajustes sempre que necessário.

O engenheiro agrônomo Márcio de Souza Bastos, que está na equipe responsável pela reciclagem na área de silagem explica que o objetivo é a melhora da qualidade nutricional do alimento com foco na sanidade e na produtividade do rebanho. “Estamos abordando temas como colheita, condução da lavoura, processo de ensilagem, processo de desabastecimento e fornecimento aos animais. O intuito é recapacitar os funcionários de campo com a introdução de novos resultados de pesquisa”.

Leia Também:  Hospital Infantil João Paulo II amplia atenção a crianças traqueostomizadas

O agrônomo destaca que a produção de silagem é um processo que ocorre dentro de cada unidade, daí a importância de se aproveitar bem os insumos para obter um alimento de alta qualidade. “A silagem, durante o período de seca, principalmente, é o alimento mais consumido pelos animais e, quando bem feita, traz impactos na sanidade e consequentemente na produção e na receita da propriedade”.

Novos protocolos estão sendo desenvolvidos para o atendimento a outras áreas como qualidade do leite, higiene da ordenha, tratamento de mastite e outros manejos sanitários.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

PM intensifica combate ao crime

Publicados

em

Na última quarta-feira (20), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou uma operação no bairro São Francisco, em Passos, em um local conhecido pela prática de tráfico de drogas. Durante a ação, um jovem de 18 anos, ao perceber a presença policial, tentou fugir, mas foi rapidamente alcançado e preso.

Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram com o suspeito diversas porções de entorpecentes, uma quantia em dinheiro e um aparelho celular. O autor foi preso em flagrante, e todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Passos.

A operação faz parte de uma série de medidas preventivas adotadas pela PMMG para reforçar a segurança pública e aumentar a sensação de proteção entre os cidadãos, especialmente com a proximidade do final do ano.

Foco na prevenção com a chegada do fim de ano

Nesta época do ano, observa-se um aumento expressivo no fluxo de pessoas nos comércios e nas principais vias de acesso das cidades. Esse cenário favorece a circulação de grandes volumes de recursos financeiros, o que, por sua vez, pode contribuir para o aumento de crimes como roubos, furtos e estelionatos.

Leia Também:  Projeto Chame a Frida, de atendimento a vítimas de violência doméstica, chega a Três Corações

Diante dessa realidade, a PMMG intensifica o policiamento ostensivo e reforça operações especiais em todo o estado de Minas Gerais, com o objetivo de prevenir a ocorrência de delitos e garantir a tranquilidade da população.

O comandante da operação destacou que essas ações, além de coibir atividades ilícitas, fortalecem a confiança da sociedade no trabalho da polícia. “Estamos trabalhando para garantir um final de ano mais seguro para todos, com operações estratégicas voltadas para o combate ao crime e a proteção do cidadão”, afirmou.

A população pode colaborar com o trabalho da polícia denunciando atividades suspeitas pelo Disque Denúncia 181 ou diretamente pelo 190. A participação ativa da comunidade é fundamental para o sucesso das ações de segurança pública.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA