Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Minas Gerais registra quinta morte por causa das chuvas

Publicados

em

Cedec-MG / Divulgação

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG) registrou a quinta morte provocada pelas chuvas no estado desde o início do período chuvoso, em setembro. A última vítima foi um idoso, de 69 anos, que morreu afogado no sábado (10/12), em Bertópolis, no Vale do Mucuri.

Duas outras mortes haviam sido registradas na quarta-feira (7/12) na Região Metropolitana de Belo Horizonte – um idoso de 72 anos morreu soterrado em Santa Luzia e uma adolescente de 17 anos não resistiu após ter o carro arrastado por uma enxurrada em Vespasiano. Os outros dois óbitos haviam sido registrados nas cidades de Piraúba, na Zona da Mata, e em Bom Jesus do Galho, na região do Vale do Rio Doce.

Em Minas Gerais, 80 cidades decretaram situação de emergência por causa dos temporais, com 1.101 pessoas desabrigadas (quando há danos ou ameaça de danos às residências e os moradores precisam de abrigo público), e 4.196 desalojadas (quem precisou desocupar suas casas por conta de efeitos diretos do desastre, mas encontraram abrigo nas casas de parentes ou amigos).

Leia Também:  Ponte será interditada por 30 dias na MG-133, na Zona da Mata

É importante que o município decrete situação de anormalidade (situação de emergência ou estado de calamidade pública) para ter acesso ao apoio do governo estadual, principalmente quanto à distribuição de ajuda humanitária e também para que o estado possa intermediar a captação de recursos junto ao governo federal.

Para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil em Minas Gerais é preciso escrever uma mensagem via SMS para 40199, com o número do CEP do local desejado.

Doações

O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG) e da Cedec-MG, tem atuado em todos os municípios afetados pelas chuvas, prestando apoio humanitário e técnico para mitigar os impactos nas cidades atingidas.

Até semana passada (7/12), o governo já havia distribuído 1.883 cestas básicas, além de 474 colchões, 1.103 kits higiene (com sabonete, papel higiênico, creme dental, absorvente e escova de dente), 574 kits dormitórios (com fronha, lençol, travesseiro e cobertor), e outros 2.712 itens diversos, como água mineral, vestuário, alimentos, fraldas, lonas, kits limpeza e outros.

SOS Chuvas 2023

Em novembro, o Governo de Minas junto à Cedec, Ministério Público, Servas e Cruz Vermelha Brasileira fez o lançamento oficial da campanha SOS Chuvas 2023. A ação busca arrecadar donativos que serão distribuídos pela Defesa Civil em todo o estado. É possível fazer contribuições em dinheiro por meio da chave pix@cvbmg.org.br.

Leia Também:  Governo de Minas recebe prêmio internacional por projeto que aprimora qualidade do gasto público

Em setembro, o Governo de Minas, também por meio da Defesa Civil, realizou a capacitação, atualização e nivelamento dos agentes regionais que estão aptos a atuar no período chuvoso no apoio aos municípios que necessitem. As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil também foram capacitadas nesse evento para trabalharem junto ao órgão estadual.

Segundo a Cedec, o governo fez o maior investimento em Defesa Civil da história de Minas Gerais, Ao todo, foram adquiridos 497 kits (R$ 163,4 mil cada), com uma viatura 4×4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos.

O investimento é fruto do Termo de Reparação, assinado em abril de 2020, que busca reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale S.A. em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Após atuação do Governo de Minas, reajuste das tarifas do transporte metropolitano será quatro vezes menor do que o proposto por empresas

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA