Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Seplag-MG apresenta processo de implementação da Nova Lei de Licitações no estado

Publicados

em

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) realizou, na última semana, por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), o quarto Bate-Papo sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). O encontro contou com apresentação de balanço dos resultados obtidos ao longo de 2022 para implementação da nova legislação e, também, perspectivas para o próximo ano. O webinário está disponível neste link.
“A realização destes eventos é fundamental para dar transparência às discussões em torno da NLLC, pois, assim, vamos construindo o entendimento e os caminhos para a implementação no Estado de Minas Gerais”, definiu a subsecretária do CSC, Virgínia Bracarense Lopes.
Além da subsecretária, também participaram a superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial, Ana Luiza Hirle, e a diretora Central de Normas e Cadastros de Logística e Patrimônio, Lívia Colen.
Capacitação
A Seplag-MG, por meio do Grupo de Trabalho Capacita Compras, em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), tem disponibilizado as Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas, um trabalho de curadoria de conteúdos relacionados ao tema.

Leia Também:  Minas promove parceria para vacinação e atendimento médico-veterinário de cães e gatos

Sobre a NLLC de licitações, já estão disponíveis duas trilhas: uma geral sobre a nova norma e uma sobre Estudos Técnicos Preliminares (ETP), assim como um curso específico sobre o ETP segundo a Resolução Seplag nº. 115/2021. Os conteúdos podem ser acessados aqui.
Novos temas da nova lei serão estruturados e divulgados tanto por meio de novas trilhas de aprendizagem como por futuros bate-papos e outras estratégias de desenvolvimento, de forma a alcançar o maior número de colaboradores.
Nova lei

A Lei 14.133 (NLLC), publicada em 2021, deverá ser regulamentada de forma definitiva e aplicada a partir de abril do ano que vem, substituindo as principais normas que orientam as compras públicas no país.
A NLLC, que tem caráter de norma geral, traz 194 artigos que já estão em vigor, mas que dependem de regulamentação, revisão de processos e de sistemas informatizados, além de capacitação para sua operacionalização. Por isso, órgãos e entidades estaduais devem estar preparados para as mudanças e transformações que virão com a sua implementação.

Leia Também:  Emater-MG abre inscrições para o Concurso Estadual de Queijos Artesanais de 2023

Para mais informações sobre as atividades do GT-NLLC, as regulamentações já disponibilizadas em consulta pública e publicadas, os eventos realizados e, também, para enviar dúvidas e sugestões sobre o tema, a Seplag-MG mantém uma seção dedicada ao tema neste link.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Secretaria de Governo reforça importância da adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA