Saúde

Veja como tornar a sua ceia de Natal menos calórica e mais saudável

Publicados

em

Veja como tornar a sua ceia de Natal menos calórica e mais saudável
Redação EdiCase

Veja como tornar a sua ceia de Natal menos calórica e mais saudável

A ceia de Natal é sinônimo de mesa farta e, muitas vezes, comidas bastante calóricas. Por isso, se alimentar pode parecer um desafio para quem deseja seguir na dieta durante as comemorações de fim de ano. Contudo, é possível preparar pratos saborosos e leves e, assim, não ganhar quilinhos a mais nesta época do ano.

“O ideal é utilizar alimentos ricos em fibras que ajudam na digestão e aumentam a sensação de saciedade”, conta a Dra. Ana Luisa Vilela, nutróloga especialista em emagrecimento. Carnes de todos os tipos, como aves de granja, peixes, grãos como feijão, grão-de-bico, soja, amendoim, ovos, além de leite e derivados, podem compor uma bela ceia proteica e bem menos calórica.

Protagonista da ceia

O protagonista da festa, o Peru, não precisa ficar de fora da ceia saudável . Com apenas 5% de gordura e 20% de proteína, é só não abusar na hora de temperar. “Sem condimentos artificiais, pode apostar no alho, cebola e pimenta. O alho é ótimo fortalecedor do sistema imunológico, além de ter ação diurética, ser um favorecedor da secreção biliar e ser amigo do coração”, destaca a médica. Depois, é só levar ao forno. “Regar o prato com azeite ajuda a umidificar a carne e, ainda, lubrifica o intestino – além de ter um papel cardiovascular importante”, comenta Dra. Ana Luisa Vilela.

Leia Também:  Conheça os riscos do uso de antidepressivos e ansiolíticos sem orientação médica

Frutas secas

As frutas secas, típicas desta época, devem ser substituídas pelas frutas frescas. Além de serem mais leves e saudáveis, podem fazer a diferença no balanço final. “A ameixa seca, por exemplo, que tem 200 calorias em cada 100 gramas, pode ser trocada pela ameixa fresca, apenas 13 calorias cada uma. Mas, se a ideia é comer as frutas secas mesmo, troque pelas menos calóricas. A tradicional uva-passa, com 300 calorias em apenas 100g, pode ser substituída pelo damasco seco, 100 calorias pela mesma quantidade”, diz a nutróloga.

Hora do brinde

Para brindar as festas, o segredo é contentar-se com, no máximo, uma dose de bebida alcoólica. Meia taça de champanhe, por exemplo, tem em média 50 calorias.

Por Mayra Barreto Cinel

Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Ladainha Ganha Nova Escola de 5,5 Milhões do Governo de Minas

Publicados

em

A cidade de Ladainha, localizada no Vale do Mucuri, agora conta com um importante avanço na área educacional com a inauguração da Escola Municipal Iracema Soares Nedir. A unidade, construída por meio do Programa Mãos Dadas, uma parceria entre o Governo de Minas e o município, está se destacando pela infraestrutura moderna e pela contribuição ao fortalecimento da educação pública na região.

Com um investimento total superior a R$ 5,5 milhões, a nova escola não só amplia as oportunidades de ensino para os alunos, mas também visa melhorar significativamente a qualidade da educação local. A inauguração da escola, realizada em julho deste ano, representou um marco importante para a comunidade, que agora conta com um ambiente de aprendizado mais adequado e capaz de atender às crescentes demandas educacionais.

O governador Romeu Zema, em visita realizada no início de dezembro, fez uma vistoria nas instalações da escola e destacou a importância da parceria entre o Governo de Minas e as administrações municipais para o avanço da educação no estado. “Investir em educação é investir no futuro de nossas crianças e no desenvolvimento do nosso estado. Com escolas como esta, estamos criando as condições ideais para que nossos jovens possam construir um futuro melhor”, afirmou Zema durante a visita.

Leia Também:  Mais de 28 milhões de doses de vacinas vencidas são descartadas

Mais de R$ 3,3 milhões dos investimentos totais foram provenientes diretamente do Governo de Minas, refletindo o empenho do estado em melhorar a infraestrutura educacional em todo o território mineiro. O valor é um indicativo do comprometimento do governo estadual com o acesso à educação de qualidade, especialmente em regiões como o Vale do Mucuri, onde investimentos em infraestrutura escolar têm um impacto direto no desenvolvimento social e econômico da comunidade.

A Escola Municipal Iracema Soares Nedir tem se mostrado uma verdadeira referência para a educação na região, com suas modernas instalações e a perspectiva de formar alunos mais preparados para os desafios do futuro. O Governo de Minas continua a investir em educação como prioridade, e iniciativas como o Programa Mãos Dadas seguem beneficiando milhares de crianças em diversas partes do estado.

Fonte: Diário Tribuna – Teófilo Otoni

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA