Minas Gerais
Natal da Mineiridade apresenta concerto do Coral Lírico em janelas do Circuito Liberdade

Para presentear os frequentadores da Praça da Liberdade, na capital mineira, com uma cantata de Natal cheia de emoção, o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) realiza a última apresentação deste ano com um concerto especial.
Parte integrante da programação do Natal da Mineiridade, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado (FCS) leva ao público dez peças com temas natalinos. O evento ocorre na fachada e janelas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), equipamento integrante do Circuito Liberdade, nos dias 17 e 18/12 (sábado e domingo), às 18h.
São dez peças com temas de Natal, entre elas “O primeiro Natal”, do músico Jessé, “Ó noite Santa”, Adolphe Adam, com arranjo de Roberto Tibiriçá, a clássica “Hallelujiah˜, de Handel. O público também vai conhecer, e apreciar, os arranjos de Fred Natalino para os trabalhos “Suíte Natalina”, e “Mr. Santa”. O programa ainda contempla “Swingin’ whith the saints”, com arranjo de Mark Hayes.
Quem passar pela região do Circuito Liberdade vai se encantar com as músicas natalinas que serão interpretadas sob regência da maestrina Lara Tanaka, regente associada ao Coral Lírico de Minas Gerais.
“Queremos aproveitar os visitantes do Circuito Liberdade e as famílias que têm a tradição de visitar as belas luzes de Natal da Praça da Liberdade. Vamos celebrar o Natal com uma variedade de obras que fazem jus a tradição natalina”, explica Lara.
Programa
• Eis os anjos (Felix Mendelssohn)
• Adeste Fidelis (John Francis Wade)
• O primeiro natal (Jessé)
• Ó Noite Santa (A. Adam, arranjo Roberto Tibiriçá)
• And the Glory (G.F. Handel)
• For unto us a child is born (G.F. Hnadel)
• Hallelujiah (G. F. Handel)
• Suíte Natalina (arranjo Fred Natalino)
• Mr Santa (de P. Ballard com arranjo de Fred Natalino)
• Swingin’ whith the saints (tradicional Norte Americano com arranjo de Mark Hayes)
Coral Lírico
O Coral Lírico de Minas Gerais é um dos raros grupos corais que possui programação artística permanente e interpreta repertório diversificado, incluindo motetos, óperas, oratórios e concertos sinfônico-corais.
Participa da política de difusão do canto lírico promovida pelo Governo de Minas Gerais, por meio da FCS, a partir da realização dos projetos Concertos no Parque, Lírico Sacro, Sarau ao Meio-dia e Lírico em Concerto, além de concertos em cidades do interior de Minas e capitais brasileiras, com entrada gratuita ou preços populares. Atua, também, nas temporadas de óperas realizadas pela fundação.
Já estiveram à frente do Coral os maestros Luiz Aguiar, Marcos Thadeu, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ângela Pinto Coelho, Eliane Fajioli, Sílvio Viegas, Charles Roussin, Afrânio Lacerda, Márcio Miranda Pontes, Lincoln Andrade e Lara Tanaka. Criado em 1979, o Coral Lírico de Minas Gerais tornou-se Patrimônio do Estado em 2018 e comemorou quarenta anos em 2019.
Serviço
Coral Lírico de Minas Gerais apresenta concerto de Natal
Data: 17 e 18/12/2022 (sábado e domingo)
Horário: 18h
Local: Prédio Verde do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) – Praça da Liberdade – Belo Horizonte (MG)
Programação gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7400
Fonte: Agência Minas


ARTIGOS
Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições
Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.
O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
CAAMG abre a primeira semana da Campanha de Vacinação Antigripal para a advocacia de Minas Gerais
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Lactalis investe R$ 291 milhões em Minas
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás
Falta de planejamento e o alto custo na mesa do consumidor
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Fabriciano inicia obra de 500 moradias
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrás
Inscrições abertas para 3ª Maratona Faemg Jovem
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrás
Sobretaxa reduzirá investimentos em MG
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrás
Poços confirma caso de febre amarela
-
Coluna Minas Gerais3 dias atrás
Uberlândia lidera adesão à energia solar