Minas Gerais

Trilhas de Futuro é apresentado por Minas para inspirar educação de qualidade a todo o país

Publicados

em

Governo de Minas / Divulgação

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (15/12), em Brasília, do evento Pacto pela Aprendizagem, uma reunião dos governadores eleitos e reeleitos para discutir a educação básica e construir um pacto para a recuperação dos processos de ensino-aprendizagem prejudicados pela pandemia de covid-19. Além dos 16 governadores, o encontro contou com a presença do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, e membros do grupo de educação da equipe de transição. 

A principal discussão do evento promovido pela organização Todos pela Educação e pela Unesco foi o impacto do coronavírus para a área da Educação, sobretudo com o fechamento de escolas em todo o Brasil, provocando evasão escolar e aumento da desigualdade entre todos os estudantes.

“Entendemos que a covid arrasou o país, assim como uma nação que é duramente afetada por uma guerra. Dessa forma, todo país num pós-guerra precisa ser reconstruído. Esse caminho é pela educação”, afirmou a representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

Trilhas de Futuro

Todos os governadores apresentaram medidas para levar educação de qualidade a todo o país. Durante seu pronunciamento, Romeu Zema detalhou o bem-sucedido Trilhas de Futuro, maior programa de formação profissional de jovens estudantes já desenvolvido no Governo do Estado, que disponibiliza gratuitamente cursos técnicos aos estudantes e egressos do ensino médio.

Leia Também:  Projetos atraídos pelo Governo de Minas em 2023 estimam criação de 5,7 mil empregos

Atualmente, cerca de 130 mil alunos estão matriculados em um dos 78 cursos oferecidos em 181 instituições credenciadas, em 123 municípios mineiros. Desde o lançamento do programa, em 2021, o Governo de Minas já investiu quase R$ 1 bilhão nesta iniciativa. 

Para o ano que vem, também já está confirmada a terceira edição do Trilhas, com 40 mil novas vagas e, ainda, reajuste para R$ 20 por dia da ajuda de custo oferecida aos estudantes, para despesas com transporte e alimentação.

Governo de Minas / Divulgação

“A parceria com a iniciativa privada proporcionou mais agilidade. Se o Estado quisesse abraçar o projeto sozinho, não estaria no patamar em que se encontra. Além de pagarmos a mensalidade, também oferecemos auxílio-alimentação e transporte. O Trilhas combate um dos grandes problemas do Brasil, que é a falta de mão de obra qualificada”, explicou.

O governador também destacou outra iniciativa dentro do programa, porém voltada aos professores: cursos gratuitos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu para servidores da Educação do Estado de Minas Gerais.

Leia Também:  Prêmio Inova Minas Gerais chega à sétima edição

Compromissos

Ao final do evento, foram entregues ao vice-presidente eleito os compromissos coletivos desenvolvidos pelos governadores. 

Os principais entendimentos foram a criação de um índice que possa medir a qualidade da gestão da educação em cada estado/município; compromisso com o restabelecimento do Pacto Federativo na educação, a partir do Sistema Nacional de Educação; e o pacto dos governadores para erradicar o analfabetismo entre as crianças.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”

Publicados

em

O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.

“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.

Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.

“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.

Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina

O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.

Leia Também:  Projetos atraídos pelo Governo de Minas em 2023 estimam criação de 5,7 mil empregos

Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.

Crítica ao governo federal e à inversão de valores

José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.

“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.

Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.

Confiança no PL e esperança de mudança

O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.

Leia Também:  Pesquisadores da Epamig integram missão técnica ao Zimbábue

“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.

José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.

Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:

“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA