Minas Gerais

Biquinhas vai receber UTI Móvel e caminhão de coleta de lixo como parte do processo de reparação

Publicados

em

A Vale deverá adquirir e repassar à prefeitura de Biquinhas, na região Central de Minas, dois veículos para fortalecimento dos sistemas municipais de saúde e de saneamento. A aquisição é parte de um projeto de reparação aos danos provocados pelo rompimento das barragens da empresa em Brumadinho.

A iniciativa foi definida após a Consulta Popular, prevista no Termo de Medidas de Reparação, assinado pelos compromitentes – Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) – e pela compromissária, Vale S.A.

Para a saúde, será entregue uma UTI móvel para o transporte de pacientes em atendimento de urgência e emergência, conforme padrões do Sistema Único de Saúde (SUS), que será incorporada à frota da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) municipal. Para o setor de saneamento, será entregue um caminhão de lixo com compactador, para a coleta domiciliar de resíduos sólidos. O valor estimado das duas aquisições é de R$ 1,026 milhão.

Toda a execução do projeto denominado “Aquisição de Veículos para Fortalecimento das Políticas Públicas de Saúde e Saneamento” é acompanhada pela auditoria socioeconômica da Fundação Getulio Vargas (FGV) e fiscalizada pelos compromitentes.

Leia Também:  Governo lança campanha de prevenção a lotes de terra irregulares

Com esta ordem de início, Biquinhas passa a contar com sete projetos de fortalecimento dos serviços públicos em execução. O andamento das iniciativas pode ser acompanhado no portal da FGV.

A reparação socioeconômica é uma das frentes do Acordo Judicial, que visa reparar os danos decorrentes do rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, que tirou a vida de 272 pessoas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais. Todas as ações de reparação podem ser acompanhadas no portal www.probrumadinho.mg.gov.br.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Termo de Transferência de Bem Móvel - TRANSF 18/2023/PCMG
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA