Tribunal de Justiça

Apresentação Especial de Natal emociona público no TJMG

Publicados

em

Not--Cantata-2022_6.jpg
A Apresentação de Natal foi executada por centenas de crianças e adolescentes  (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O sentimento de orgulho estava estampado nas reações dos familiares que assistiram, na noite de quinta-feira (15/12), no auditório do Anexo I da Unidade Goiás do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, à Apresentação Especial de Natal, executada por 240 crianças e adolescentes que integram o Coral Infantojuvenil, da Coordenadoria da Infância e Juventude (Coinj) do TJMG. Por conta da capacidade máxima no local para 300 pessoas, foram realizadas duas apresentações consecutivas para que todos os parentes pudessem acompanhar. As duas sessões ficaram lotadas.

O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, marcou presença no evento e exaltou a dedicação das crianças. “Essa apresentação já é uma tradição do Tribunal de Justiça e é uma beleza ver estes meninos participando de um momento tão importante que é o Natal. É um momento de alegria, de harmonia e vamos cada vez mais melhorar mais”, disse.

Not---Cantata-2022_1.jpg
O presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho – ao lado do presidente da Assprom, Carlos Cateb, e do desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata – valorizou a apresentação das crianças e adolescentes (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

O desembargador Wagner Wilson Ferreira, superintendente da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG, destacou a sensação de dever cumprido. “A apresentação é a coroação de um trabalho que é feito pelos meninos durante todo o ano. A apresentação principal foi na Praça da Liberdade, que infelizmente foi interrompida pela chuva. Mas, para agradecer os meninos e premiar os pais que lutaram o ano todo, nós decidimos realizar estas apresentações. É um trabalho social muito importante do Tribunal e as crianças tem respondido com muita alegria”, ressaltou. 

Também prestigiaram a Apresentação Especial de Natal o corregedor-geral de Justiça, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior; a desembargadora Mônica Libânio Rocha Bretas; o desembargador Luiz Carlos Gomes da Mata; e o presidente da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom), Carlos Augusto de Araújo Cateb.

Not---Cantata-de-Natal-Rua-Goias.jpg
O desembargador Wagner Wilson Ferreira destacou o sentimento de dever cumprido (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Noite inesquecível

As músicas foram executadas pela Orquestra Jovem do TJMG ao som de diversos instrumentos, entre eles violinos, violoncelos, violões, violas, flautas, e contrabaixo acústico. As manifestações de exaltação do público compunham a sonoridade do ambiente ao término de cada apresentação. Andrine Brito acompanhava atentamente cada movimento da filha Maria Eduarda Brito de Sousa, de 10 anos, que esbanjava desenvoltura e alegria no palco. “Eu amei, achei muito legal. Dá muito frio na barriga, fico nervosa, mas no final dá tudo certo”, disse a garota. 

Leia Também:  Hip hop brasileiro marca apresentação do Zás desta quinta (16)

Maria Eduarda mora em Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, e desde os 4 anos de idade, desloca 48 quilômetros toda semana para participar do Coral Infantojuvenil. “A alegria dela é ir para o projeto. Ela é muito bem recebida, as pessoas são maravilhosas e ela cresceu muito”, contou Andrine Brito. O contato com a música vem desde o berço, já que o nome dela é uma homenagem a composição Maria Maria, de Milton Nascimento. “Eu gostava muito dessa música e quando eu engravidei decidi que colocaria o nome na minha filha de Maria”, contou a mãe. A noite chegou ao ápice para elas quando Maria Eduarda interpretou a canção de “Bituca”. A conexão entre mãe e filha foi expressa pela troca de olhares.

Not---Cantata-de-Natal-Rua-Goias3.jpg
Maria Eduarda Brito, de 10 anos, festejou a apresentação com a mãe Andrine Brito (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

Isabella Rodrigues Vieira Aves, de 9 anos, nem parecia fazer sua primeira apresentação. Divertiu-se no palco, fez poses para fotos e arrancou boas risadas do pai Frederico Vieira Alves, da mãe Claudenice Rodrigues dos Santos e da prima Camila Simões de Almeida. “Foi minha primeira vez, mas eu amei. A apresentação foi linda demais, tomara que tenha mais”, disse Isabella.

Claudenice Rodrigues revelou a frustração da filha por não ter concluído a apresentação na Praça da Liberdade, mas celebrou a nova oportunidade. “Ela ficou na expectativa de se apresentar novamente. Ainda bem que aconteceu”, disse.

Isabella Rodrigues chegou ao projeto em março deste ano, por meio da instituição Grupo de Amigos da Criança (GAC), localizada no Morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. “Eu amo o projeto. Tudo que tem lá é legal”, concluiu. 

Leia Também:  Michelle participa de evento público pela 1ª vez após as eleições
Not--Cantata-2022_5.jpg
Isabella Rodrigues, de 9 anos, celebrou sua primeira apresentação ao lado da mãe Claudenice Rodrigues (Crédito: Juarez Rodrigues/TJMG)

A maestrina da Orquestra Jovem do TJMG, Luciene Villani, ressaltou a união de esforços para alcançar o resultado desejado. “É sempre muito gratificante porque não é o evento de uma pessoa. Construímos juntos o figurino, a coreografia e os ensaios. Então a apresentação é uma alegria porque é o trabalho de todos”, ressaltou.

Luciene Villani acrescentou o poder do projeto para transformar a vida de crianças e adolescentes. “A música é transformadora na vida deles, ela tem esse poder da disciplina, foco e de desenvolver habilidades que normalmente eles não teriam. E mesmo aqueles que não querem se profissionalizar, levam esses valores para o resto de suas vidas”, finalizou. 

Not---Cantata-de-Natal-Rua-Goias4.jpg
A maestrina da Orquestra Jovem do TJMG, Luciene Villani, ressaltou a força social do projeto (Crédito: Juarez Rodrigues/ TJMG)

O projeto

As apresentações de Natal do TJMG têm como protagonistas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou que vivem em instituições de acolhimento, e que integram o projeto social da Orquestra Jovem e do Coral Infantojuvenil do TJMG. Além de promover o aprendizado, o projeto desperta nas crianças e adolescentes valores como responsabilidade, paz e união, sendo também uma oportunidade de inclusão social.

Os participantes do programa frequentam, gratuitamente, aulas de inglês, expressão corporal, canto coral, harmonia, teoria musical e integração à orquestra, conforme a área escolhida e os instrumentos para os quais demonstram interesse e aptidão. As inscrições para participar do coral e da orquestra ficam abertas durante todo o ano.

A seleção de participantes é feita nos meses de fevereiro e agosto. Os jovens selecionados participam das aulas e, posteriormente, à medida que vão fazendo progressos na aprendizagem, podem vir a integrar o coral e a orquestra.

Veja o álbum com mais imagens da Apresentação Especial de Natal, em 15 de dezembro. 

Fonte: TJMG

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Notícia Boa!

Carlos Henrique Romanelli, “Carlinhos do Ney”, é eleito vereador em Itamonte com o compromisso de seguir o legado do pai, Ney Romanelli

Publicados

em

Carlos Henrique Romanelli, conhecido carinhosamente como “Carlinhos do Ney”, 56 anos, casado e pai de três filhos, agora faz parte da Câmara Municipal de Itamonte. Eleito pelo PL (Partido Liberal), Carlinhos assume seu lugar como vereador com um grande compromisso: continuar o legado do pai, o inesquecível Ney Romanelli, ex-prefeito de Itamonte por três mandatos e símbolo de trabalho e dedicação à cidade.

Ney Romanelli, falecido recentemente, deixou sua marca através de grandes obras e transformações em Itamonte. Com um coração generoso, o ex-prefeito conquistou o carinho e a admiração do povo, sendo lembrado como alguém que sempre esteve presente nas dificuldades dos cidadãos. “Meu pai foi um grande líder, um exemplo de humildade e amor pela cidade”, afirma Carlinhos, com a emoção de quem foi influenciado profundamente pela trajetória do pai.

O legado de Ney Romanelli é visível nas estruturas que transformaram a cidade, e seu nome permanece na memória dos moradores como sinônimo de uma administração que cuidava de cada detalhe da cidade com zelo e comprometimento. “Quero dar continuidade a esse trabalho, resgatar a simplicidade e o contato próximo com o povo, que meu pai sempre teve”, declara Carlinhos do Ney, evidenciando que sua gestão será marcada pelo mesmo carinho e dedicação, bem como pelo trabalho sério e humanizado que pautou a política de seu pai.

Leia Também:  Ação promove conciliação pré-processual com instituição financeira

Com a sua eleição, Carlinhos do Ney chega à Câmara Municipal como a voz do povo, com um olhar atento aos problemas diários que afetam a comunidade. Ele leva consigo o exemplo de liderança do pai, mantendo a humildade e o carinho no trato com cada cidadão de Itamonte, sempre buscando soluções para o bem-estar da população.

A cidade aguarda com expectativa os próximos passos de Carlinhos como vereador, já reconhecendo nele a vontade de fazer a diferença, mantendo a essência de quem cresceu ao lado de um homem que dedicou sua vida à sua terra e ao seu povo. Carlinhos do Ney já se mostra como um político de proximidade, que não perdeu a conexão com as raízes e que promete caminhar, com dedicação e respeito, pelos mesmos trilhos que seu pai seguiu, com muito trabalho e amor por Itamonte.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA