Brasil e Mundo

Equipe da posse de Lula mobiliza 100% da PM para segurança do evento

Publicados

em

Lula falou com catadores - 15.12.2022
Reprodução/Twitter

Lula falou com catadores – 15.12.2022

posse do presidente eleito, Luiz Inácio  Lula  da Silva ( PT ), terá a disponibilização do corpo efetivo da  Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O evento está programado para acontecer no dia 1º de janeiro de 2023.

Segundo a decisão, fica determinado que todos os setores da  PM , incluindo o administrativo, será mobilizado na  posse . Foram então convocados os servidores civis comissionados que atuam na área, além dos militares da ativa e de prestadores de serviço.


A Secretaria de  Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), garantiu que um plano para garantir a  posse  de forma tranquila está sendo elaborado. Para isso, o plano deverá contar com a participação de instituições locais e federais.

O aumento na  segurança e a preocupação em como a cerimônia ocorrerá aumentou após os atos de vandalismo que ocorreram nos últimos dias em Brasília. Os manifestantes vêm ateando fogo em carros e caminhões, promovendo explosões, tiros e a paralisação do trânsito. Alguns apoiadores do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), tentaram invadir a sede da Polícia Federal (PF).

Leia Também:  Republicanos escolhe neutralidade para não irritar Lula e Bolsonaro

Os protestos iniciaram após ser decretada a prisão do cacique bolsonarista José Acácio Tserere Xavante, após ele ser acusado de promover atos golpistas. A apreensão ocorreu na última segunda-feira (12), dia em que  Lula e Geraldo Alckmin foram diplomados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

PMDF divulgou uma nota de repúdio sobre a maneira que os policiais estão tratando as manifestações, ressaltando que os profissionais foram orientados a “dispersar os baderneiros, […] visando preservar vidas e reestabelecer de forma gradativa a ordem pública.” A instituição está sendo criticada por não ter efetuado nenhuma prisão, mesmo com vídeo e fotos registrando os atos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil e Mundo

Homem é preso em flagrante após série de crimes em Alpinópolis

Publicados

em

Discussão em contexto de violência doméstica evolui para ameaças, danos materiais e resistência à prisão; suspeito foi conduzido ao presídio de Passos

Na madrugada desta segunda-feira (14), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem em Alpinópolis/MG, após uma sequência de crimes iniciada ainda na noite anterior. O caso teve início com uma discussão em contexto de violência doméstica e evoluiu para ameaças, depredação e resistência à prisão.

De acordo com as autoridades, o investigado, visivelmente sob efeito de álcool, iniciou uma discussão com sua companheira, proferindo ameaças e destruindo objetos dentro da residência. Temendo por sua segurança, a mulher deixou o local acompanhada das filhas e buscou abrigo na casa de uma amiga. No entanto, o agressor prosseguiu com as ameaças e, munido de uma enxada, destruiu o muro da residência da amiga.

Durante a intervenção policial, o suspeito se recusou a obedecer às ordens dos militares, mesmo após disparos de advertência. Em atitude agressiva, avançou em direção aos policiais portando uma faca. Ele foi contido e encaminhado à Delegacia de Polícia.

Leia Também:  Novo analista de controle externo toma posse no TCE

O delegado de plantão ratificou a prisão pelos crimes de ameaça no contexto de violência doméstica (Art. 147, §1º do Código Penal), dano qualificado com emprego de violência (Art. 163, parágrafo único, I) e resistência à prisão (Art. 329). Juntas, as penas previstas podem ultrapassar seis anos de reclusão, além das agravantes legais.

O investigado será transferido para o presídio de Passos/MG, onde permanecerá à disposição da Justiça.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA