Pesquisar
Close this search box.

Minas Gerais

Cidades mineiras se inspiram em Gramado para decoração natalina

Publicados

em

O Natal da Mineiridade 2022 tem promovido eventos festivos em mais de 200 municípios mineiros, com um olhar voltado para as características particulares de cada localidade, mas que se espelham em iniciativas já consolidadas de celebração do fim do ano. É o que ocorre com as cidades de Ouro Preto e Araporã, no Triângulo, por exemplo, que recorreram ao tradicional Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul, considerado o maior Natal do Brasil e que chega a sua 37ª edição este ano.

Na cidade histórica a 96 quilômetros de Belo Horizonte, desde novembro os visitantes acompanham a combinação das luzes natalinas com os monumentos coloniais, trazendo o tema História e Magia para a primeira edição do Natal Luz de Ouro Preto.

“Ouro Preto é um símbolo muito grande da nossa história, e por isso as pessoas sempre quiseram um Natal luz, um Natal diferente. Temos a tradição das pastorinhas de Natal, das Folias de Reis, mas hoje o Natal do mundo contemporâneo tem que ter muita luz”, explica o prefeito, Angelo Oswaldo.

Leia Também:  Minas retira imposto e impulsiona setor da reciclagem
Ane Souz

Uma grande árvore de Natal, com altura superior a oito andares, foi montada  em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes, no Centro Histórico. O prédio centenário da Casa de Gonzaga recebe tanto a Vila do Papai Noel quanto a Vila do Artesanato, onde há exposição de trabalhos de artesãos do município.

“Nessa sazonalidade da cadeia turística, faltava um evento de final de ano, e agora nós temos o Natal Luz de Ouro Preto”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra. 

A expectativa é que mais de 100 mil pessoas visitem a cidade até 8 de janeiro de 2023. “O Natal Luz será mais um motivo para as pessoas virem à cidade, movimentando o verão”, diz o coordenador de produção do evento, Gilson Fernandes Martins.

Toda a programação é gratuita, com apresentações musicais e teatrais, cortejo natalino, eventos literários, visita à casa do Papai Noel, sessões de cinema, celebrações religiosas e a Folia de Reis. O cronograma está disponível aqui.

Lago de Natal

Já no Triângulo Mineiro, o Natal da Mineiridade proporciona a iluminação de toda a cidade de Araporã para receber cerca de 3.500 pessoas por dia com uma programação enxuta, animadora, e inovadora na região. Os atrativos vão desde desfiles natalinos, apresentações de balé, oficinas artísticas e shows com músicos locais. As atrações começaram na última quarta-feira (14/12) e vão até segunda (18/12), e têm recebido uma boa adesão tanto da população quanto dos visitantes até o momento.

Leia Também:  Fapemig divulga dados abertos a favor da transparência e inovação no Estado

Além disso, a criançada pode visitar a fábrica de brinquedos e a casa do Papai Noel, onde poderá tirar fotos e fazer pedidos de presentes, além de passear no trenzinho da alegria, pilotado por um dos duendes ao redor do Lago Bem Viver. O local, inaugurado no ano passado, sedia também uma feira gastronômica com os estabelecimentos araporenses.

“Esse ano o desejo dela foi trazer um pouco da magia do Natal Luz de Gramado para a cidade, já que muitos cidadãos não têm a oportunidade de acompanhar o que acontece no maior Natal do Brasil”,  explica a prefeita Renata Borges.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Minas Gerais

Terror em obras que vão atender a Heineken: Vigilante é executado no trabalho!

Publicados

em

Na noite da última sexta-feira (15), um crime bárbaro marcou a região próxima ao km 348 da MG-050, em Passos, Minas Gerais. O vigilante Róbson Daniel Ferreira Silvério, de 49 anos, estava trabalhando e foi morto com vários tiros, o delito aconteceu por volta das 23 horas, na base temporária da Renea Engenharia, empresa que executa obras de asfaltamento na rodovia que liga a MG-050 à estrada Passos/São João Batista do Glória. A estrada dará acesso ao futuro complexo industrial da cervejaria Heineken.

O corpo de Róbson foi encontrado na manhã seguinte (16) por um colega de trabalho que chegava para o turno. A vítima apresentava quatro ferimentos causados por disparos de arma de fogo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito no local. Em seguida, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) para a realização de exames.

Além do homicídio, foi constatado o roubo do veículo da vítima, uma FIAT/Strada Working, de placa PVQ-4707. A principal linha de investigação da Polícia Civil aponta para um caso de latrocínio — roubo seguido de morte.

Leia Também:  Conferência Estadual das Cidades vai ser convocada pelo Governo do Estado

As obras realizadas pela Renea Engenharia fazem parte da infraestrutura planejada para receber a nova unidade da cervejaria, um projeto que promete impulsionar a economia da região, mas que também alerta sobre a exposta  vulnerabilidade dos trabalhadores.

A empresa responsável pelas obras ainda não se pronunciou publicamente sobre o ocorrido. A Polícia Civil informou que instaurou um Inquérito Policial e trabalha para identificar os responsáveis pelo crime, solicitando que informações relevantes sejam repassadas anonimamente pelos canais oficiais de denúncia.

O caso segue em investigação.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA