Minas Gerais

Ouvidoria-Geral do Estado encerra 2022 com recorde no registro de manifestações  

Publicados

em

A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) encerra 2022 com o registro de mais de 113 mil manifestações. A crescente dos números se deve à valorização de ideias inovadoras e à reestruturação da OGE/MG nos últimos quatro anos, que aproximou ainda mais o cidadão, pagador de impostos, do Estado. O resultado também reflete todo o empenho do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, em tornar a Administração Pública Estadual mais transparente, ética e eficiente para os cidadãos mineiros.

Na atual gestão, a OGE/MG criou mais quatro ouvidorias temáticas: Prevenção e Combate à Corrupção, Assédio Moral e Sexual, Assuntos Gerais e Desenvolvimento, Infraestrutura e Desenvolvimento Social.

OGE/MG / Divulgação

A ação permitiu que a OGE/MG conseguisse tratar com mais eficiência manifestações sobre diferentes assuntos. Como consequência, o tempo médio de respostas ao cidadão foi reduzido de 88 para 63 dias e o índice de resolubilidade cresceu de 62% para 91%, no comparativo da atual gestão (2019-2022) com a anterior (2015-2018). 

Para a ouvidora-geral do Estado, Simone Deoud, o trabalho desde sua entrada, somado ao comprometimento de toda a equipe, fez a diferença para a entrega de resultados tão positivos por parte da OGE/MG.

“A busca por atender melhor o cidadão é contínua, com foco na organização e inovação, na metodologia dinâmica, na lisura dos processos, na prevenção e combate à corrupção e ao assédio moral”, afirmou Simone.

Foco no cidadão

Dentre as entregas dos últimos quatro anos, é importante destacar: a implantação do MGOUV, que é um sistema próprio para tratamento de manifestações; a criação do canal “Ouvidoria na Palma da Mão”, acessível pelo MGApp; o projeto “Cliente Oculto”, para avaliação e acompanhamento direto das manifestações pelo ponto de vista do usuário; a aplicação de pesquisas de satisfação após o encerramento das manifestações; e a criação da Bel, assistente virtual da OGE/MG.

Leia Também:  Minas é destaque em uma das mais tradicionais feiras de turismo na América Latina

A criação da assistente virtual, capaz de registrar as manifestações dos usuários pelo Whatsapp, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, é uma das inovações que marca a eficiência da gestão. Por este canal, o tempo médio de respostas é de 21 dias.

A ferramenta, fruto de um trabalho de inovação e modernização do atendimento ao cidadão, facilitou o registro das manifestações e foi reconhecida com duas importantes premiações: Prêmio Inova Minas Gerais, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), e concurso de Boas Práticas da Controladoria-Geral da União (CGU).
 

Mais premiações

A Ouvidoria-Geral do Estado recebeu várias premiações nos últimos quatro anos. Um dos reconhecimentos mais importantes foi a premiação recebida da Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec). A OGE/MG concorreu com ouvidorias de todo o país, desde grandes empresas até instituições bancárias, e foi a primeira ouvidoria pública a receber o prêmio.

Principais conquistas

– 1º lugar – Prêmio Ouvidoria Brasil 2020 – Abrarec – Projeto Ouvidoria 4.0 

Leia Também:  UAI Betim incorpora novos serviços do Detran-MG

– 1º lugar – Prêmio Destaques do Controle – CGE 2021 – categoria “Governança e Controle” – Projeto OGE Planeja – Qualidade dos Gastos Públicos  

– 1º lugar – Prêmio Destaques do Controle – CGE 2021 – categoria “Aprimoramento da Transparência e do Controle Social” – projeto Ouvidoria 4.0 

– 2º lugar – Concurso de Boas Práticas – CGU 2021 – categoria “Desenvolvimento de Capacidade Institucional e Melhoria da Gestão e das Entregas de Serviços Públicos” – projeto “Gestão de Riscos e Oportunidades em Ouvidoria” 

– 2º lugar – Concurso de Boas Práticas – CGU 2021 – categoria “Promoção de Mecanismos de Tratamento de Manifestações e de Proteção ao Denunciante de Boa Fé – projeto “Bel, assistente virtual” para atendimento e registro de manifestações pelo Whatsapp

– Menção Honrosa – Prêmio Inova Minas Gerais 2022 – categoria “Iniciativas Implementadas de Sucesso” – modalidade “Inovação em Políticas Públicas” – projeto “Bel, assistente virtual”

Sobre a OGE/MG 

A OGE/MG é o canal de interlocução entre a sociedade e o Estado. Auxilia diretamente o governador na fiscalização e no aperfeiçoamento dos serviços públicos. 

As manifestações podem ser registradas pelos canais de atendimento: 

WhatsApp: (31) 3915-2022 – atendente virtual da OGE/MG, Bel. 

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br.

Aplicativo MGApp, “Ouvidoria na Palma da Mão” (disponível para Android e iOS) 

Telefones: 162, Disque – Ouvidoria e 136, Disque – Saúde

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Estado publica comunicado com horários especiais de trabalho para servidores durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA