Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025

Minas Gerais

Governo aprimora políticas para os servidores públicos estaduais

Publicados

em

Com mais de 300 mil servidores ativos, o Governo de Minas avançou em uma série de políticas para o agente público durante os últimos quatro anos. A reformulação do Portal do Servidor, o lançamento de cursos e trilhas de capacitação on-line e investimentos na saúde ocupacional, inclusive nas plataformas digitais, estão entre as principais melhorias promovidas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugesp).

O novo Portal do Servidor (portaldoservidor.mg.gov.br) foi lançado em junho de 2022 e conta com novo layout que possibilita o acesso e a consulta a informações atualizadas e em linguagem simples, tudo de forma mais intuitiva e fácil para os servidores.

Atualmente, o Portal do Servidor tem mais de 324 mil usuários cadastrados e, desde o lançamento, em junho, já foi acessado cerca de 3,4 milhões de vezes. 

“As informações e os serviços estão organizados por etapa da vida funcional do servidor, desde o ingresso no Estado até a aposentadoria, sendo divididas em quatro menus: ‘Sou novo servidor’, ‘Minha carreira’, ‘Minha saúde’ e ‘Minha aposentadoria’. A barra de pesquisa foi destacada na tela inicial e o sistema de busca aprimorado. Essas mudanças possibilitam ao servidor encontrar o que precisa de forma mais rápida e direta”, explica a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel.

O contracheque, o informe de rendimentos, a margem de consignação e o agendamento da perícia médica foram destacados na página inicial no menu de acesso rápido por serem os serviços mais acessados pelos servidores. Além disso, a forma de entrar no Portal do Servidor mudou. Agora, o servidor pode fazer login com sua conta gov.br, assim como em diversos serviços dos governos federal e estadual, ou pelo Sistema de Segurança Corporativo, já utilizado em outros sites de Minas, como o Sistema Eletrônico de Informações (Sei!MG). 

Seplag-MG / Divulgação

Capacitação

Outro destaque da gestão foi o investimento em ações de capacitação e desenvolvimento dos servidores. Do início de 2019 a novembro de 2022, a Seplag-MG emitiu 10.260 certificados em formações presenciais e digitais destinadas aos agentes públicos de todo o Governo de Minas. Ao todo, foram lançadas 52 turmas, 10 trilhas de aprendizagem e promovidos 45 seminários on-line, via Youtube.

Leia Também:  Republicanos declara neutralidade sobre governo Lula

“Prevenção e enfrentamento à prática de assédio moral no trabalho”, “Formação de conteudistas para cursos virtuais”, “Governo Digital”, “Linguagem de programação R” e “Preparação para aposentadoria” são alguns dos temas de cursos disponibilizados gratuitamente para os servidores. Das dez trilhas de aprendizagem, nove tratam de compras públicas, abordando gestão e fiscalização de contratos, pesquisa de preço, pregão eletrônico e implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (NLLC). 

A maior parte do conteúdo está disponível na plataforma de educação a distância (EAD) ead.planejamento.mg.gov.br, criada em 2020, especialmente em razão da pandemia de covid-19. A plataforma mudou o cenário da formação complementar oferecida aos servidores, como explica a diretora Central de Gestão do Desempenho e Desenvolvimento, Luciana Assunção. 

“ A capacitação à distância amplia o acesso às ações formativas do Estado. Ela fortalece a qualificação e o protagonismo dos servidores em relação ao próprio desenvolvimento, ao proporcionar flexibilidade de horário, local e escolha de qual curso ou trilha acessar. A plataforma de aprendizagem virtual também traz outros benefícios. Agora podemos disponibilizar cursos para além de turmas físicas limitadas, o que nos permite alcançar um maior número de servidores. Além disso, conseguimos mensurar os resultados de aprendizagem e colher feedback dos conteúdos”, destaca.  

Perícia e saúde ocupacional

A incorporação de plataformas on-line no dia a dia de trabalho também transformou as atividades da Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Seplag-MG. Nos últimos quatro anos, o processo para realizar perícia médica para Licença para Tratamento de Saúde foi parcialmente digitalizado – primeiro, devido à covid-19, e por ser uma alternativa que facilita o trabalho dos próprios agentes públicos. 

Em 2020, o Estado introduziu a perícia médica por análise documental. Esse processo começou pelo RH Responde, passou pelo Sei!MG e, recentemente, foi aprimorado junto com o lançamento do novo Portal do Servidor. Hoje, todos os comprovantes e documentos para esse tipo de perícia devem ser enviados por meio da plataforma, o que torna o procedimento mais acessível e desburocratizado. Vale lembrar, porém, que as avaliações periciais presenciais continuam a existir. 

Leia Também:  Recorde nas exportações pode se repetir com potencial de crescimento do agro mineiro

“A mudança trazida pela pandemia acelerou um processo irreversível de utilização de plataformas digitais, que garantem mais agilidade e controle das atividades, além de acesso facilitado à informação e otimização dos processos”, reforça a superintendente Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, Ana Cleide Ávila. 

Outra frente que se desenvolveu em decorrência da adoção de plataformas na internet foi a saúde ocupacional, a partir da comunicação e do trabalho direto com os servidores. Durante a pandemia, foi criada a página @saudeocupacionalmg no Instagram, que oferece aulas com exercícios de ginástica laboral on-line, dicas de relaxamento, saúde física e mental, postura ergonômica, alimentação e sono, entre outros assuntos. 

Desde 2019 até o momento, a secretaria já registrou 52.104 presenças de servidores nas aulas de ginástica laboral. Atualmente, elas são ministradas completamente on-line, pelo Instagram, às 9h30, e têm duração de 15 minutos. Qualquer pessoa pode acompanhar a transmissão ao vivo. No mesmo canal, a Seplag-MG ainda oferece ginástica de relaxamento, em live às 17h. 

Os servidores também podem participar de atividades físicas, como a Escola de Postura e o Pilates Solo. O primeiro projeto foi lançado em 2020 e é estruturado em encontros semanais com orientações posturais, além de exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos da coluna vertebral. Ao todo, 309 agentes públicos do Governo de Minas já foram atendidos pela Escola de Postura. 

Já o Pilates Solo, que ensina atividades físicas que trabalham o corpo como um todo, começou em 2022 e já atendeu 171 alunos. Os servidores participam de oito encontros e, em seguida, recebem aulas gravadas para reproduzir em casa.

Fonte: Agência Minas

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Marcelo Morais quer disputar presidência da AMM

Publicados

em

O prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais (PSD), sacudiu o cenário político ao anunciar, nesta semana, que está articulando sua candidatura à presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM). A declaração veio após um grupo de prefeitos do sudoeste de Minas Gerais manifestar indignação com a constante falta de atenção dada à região nas decisões e composições

Para Morais, essa iniciativa marca um passo decisivo rumo ao protagonismo das associações AMEG, AMOG e ALAGO no contexto estadual, representando 66 municípios e mais de 1,4 milhão de habitantes. “Chega de sermos ignorados pelo Estado quando o assunto é representatividade, seja na AMM, na CNM, no SAMU ou em qualquer outro espaço estratégico. Nossa região não pode mais ficar à margem das decisões que impactam diretamente nossas cidades”, destacou com firmeza.

O posicionamento firme de Marcelo Morais ecoa entre os prefeitos do sudoeste mineiro, que já iniciou as estratégias articuladas para fortalecer a representatividade da região nas eleições da Associação Mineira de Municípios (AMM), previstas para março deste ano.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Detran-MG lança ferramenta de atendimento on-line 
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA