ALPINÓPOLIS E REGIÃO

Lafayette Andrada afirma que PEC da transição é uma irresponsabilidade fiscal

Publicados

em

Para o deputado Lafayette Andrada a PEC é uma irresponsabilidade fiscal e segundo ele, a matéria deveria ser debatida pelo próximo Congresso, eleito em outubro.

A Câmara dos Deputados está apreciando nesta quarta-feira, 21, a PEC da Transição (PEC 32/22), que permite ao novo governo deixar de fora do teto de gastos R$ 145 bilhões.

O deputado Lafayette Andrada, vice-líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, utilizou a tribuna para orientar a bancada do Republicanos a votar contra a aprovação da matéria.

“Nós orientamos a bancada a votar contra essa PEC, primeiramente por se tratar de uma irresponsabilidade fiscal e depois por entendermos que a apreciação de tal matéria é de competência do próximo Congresso, eleito em outubro”, destacou.

Confira abaixo o vídeo durante a votação:

 

O deputado Lafayette Andrada

O deputado federal Lafayette de Andrada é advogado, membro do Instituto Mineiro de Direito Constitucional e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. Além disso, estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e é técnico licenciado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Leia Também:  Polícia Civil de Passos Prende Dois Homens por Tráfico

Foi vereador em Lavras/MG (1992-1996), secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena/MG (1997-1998), vereador em Juiz de Fora/MG (2001-2004), secretário de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (2011-2012), deputado estadual por três mandatos tendo sido vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.  Nessa época o então presidente da Câmara de Alpinópolis, Alex Cavalcante Mochila (PSDB) foi assessor de Andrada no parlamento. Atualmente o parlamentar assumiu pelo Republicanos o seu segundo mandato.

O deputado tem capitaneado discussões relevantes no setor elétrico, inclusive sendo relator do substitutivo ao Projeto de Lei n° 5829/2019 que institui o novo marco legal da geração distribuída no país. O Deputado Lafayette também é autor da criação da Frente Parlamentar Mista da Energias Limpa destinada ao desenvolvimento de projetos de energias renováveis dentro da Câmara, e compensação ambiental da geração de energia elétrica e a certificação de créditos de carbono para empreendimentos de geração por fontes alternativas. Lafayette é também relator da Comissão Destinada à elaboração do Código Brasileiro de Energia Elétrica.

Leia Também:  Lula agradece Câmara e Senado pela aprovação da PEC da Transição

Em 2021 e 2022, Lafayette teve desempenho destacado na aprovação e encaminhamentos de questões sociais de alta relevância para uma enorme parcela da população, a exemplo, projetos como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Auxílio Caminhoneiros e Taxistas. Além disso, a sua atuação foi decisiva para contribuir com a redução da conta de luz e da inflação.

 

Arquivo Gmais/ Lafayette Andrada recebe o vereador Alex Cavalcante em seu gabinete em Belo Horizonte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

Coritiba SAF e Instituto Sarom firmam parceria para inaugurar escolinha de futebol em São Roque de Minas

Publicados

em

Na última quinta-feira, 11 de setembro de 2025, foi confirmada em São Roque de Minas uma parceria histórica entre o Coritiba SAF, (projeto Escolas Coxa), prefeitura municipal e o Instituto Sarom, braço social do Sicoob SaromCred — uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, que hoje atende mais de 40 mil crianças com programas de educação financeira e conta com mais de 51 mil associados.

O acordo foi intermediado pelo assessor parlamentar do deputado federal Maurício do vôlei e ex-secretário de Esportes de Alpinópolis, Alex Cavalcante, o Mochila.

A Primeira reunião de alinhamento ocorreu há cerca de quatro meses e contou com a participação do presidente do Sicoob Sarom, João Carlos Leite (Joãozinho); do vice-presidente Lucas; do diretor de comunicação Fernando; do diretor de esportes Tadeu Glauber; além do próprio Alex Cavalcante.

De lá para cá, as tratativas avançaram até a formalização da parceria, que reuniu nesta semana, na sede do Instituto, o diretor de esportes do município de São Roque de Minas, professor Fabian Mathaus; a secretária do Instituto, Beatriz Ferreira ;  Tadeu Glauber; e o gerente das escolas Coxa e do futebol profissional feminino do Coritiba, Christian Korgut.

Leia Também:  Lula agradece Câmara e Senado pela aprovação da PEC da Transição

A inauguração da escolinha está marcada para outubro, com o município já providenciando a reforma do campo e a adaptação da identidade visual na paleta de cores do Coxa. O fardamento e todo o material esportivo estão sendo custeados pelo Sicoob SaromCred, que acredita no esporte como instrumento de transformação social e, acima de tudo, de investimento nas crianças.

O presidente do Instituto Sarom, Joãozinho, destacou a essência do projeto:

“O Sicoob acredita em toda iniciativa que valoriza nossas crianças. Investimos na formação cognitiva, física e humana, porque sabemos que cada passo nesse sentido é um passo de transformação para o futuro”.

O gerente, Christian Korgut, reforçou a relevância da parceria:

“É um jogo de ganha-ganha, onde todos saem vencedores. O Coritiba é a única SAF do Brasil a implantar escolas sociais. Lá na frente, podemos até revelar atletas profissionais aqui em Minas, mas o mais importante é que estamos contribuindo para um futuro melhor para o nosso país”.

Já o intermediador do projeto, Alex Cavalcante, ressaltou a dimensão do investimento:

Leia Também:  Deputado Cássio Soares é eleito presidente da CPI da Cemig na Assembleia

“Parcerias como essa geram frutos e deixam legado. O Sicoob entendeu a diferença entre um patrocínio comum e um projeto de impacto social com a chancela de um clube campeão como o Coritiba. Aqui, além do retorno institucional, há transformação real na vida das crianças”.

Com mais de 50 escolinhas espalhadas pelo país, o Coritiba se consolida como um clube revelador de talentos e promete celebrar a inauguração em São Roque de Minas em grande estilo.

A expectativa é de que o evento conte com a presença de ex-ídolos do clube, incluindo a possibilidade da participação do eterno craque da Seleção Brasileira, Zico.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA