Brasil e Mundo

Governo Lula: Alckmin será ministro da Indústria e Comércio

Publicados

em

Lula escolhe Alckmin para Indústria; petista anuncia nesta quinta nova leva de ministros
Reprodução: Youtube – 13/12/2022

Lula escolhe Alckmin para Indústria; petista anuncia nesta quinta nova leva de ministros

Nesta quinta-feira (22), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar a indicação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) para assumir o Ministério da Indústria e do Comércio .

Integrantes do núcleo mais próximo da dupla eleita afirmam que Lula já estava 90% certo da indicação do vice, que ganhou força após vários empresários recusarem a oferta. Segundo a Folha, outros nomes cotados anteriormente pelo petista foram Josué Gomes da Silva, da Coteminas, e Pedro Wongtschowski, do grupo Ultra.

A indicação do vice-presidente eleito virá após Lula declarar, antes das eleições, que Alckmin não acumularia duas funções em seu governo.

Alckmin tem bagagem no setor produtivo. Estudioso de assuntos como reforma tributária, o vice-presidente eleito pode atuar como um facilitador do diálogo do governo com o mundo empresarial.

A indicação de Alckmin pode rachar ainda mais a aliança de Lula com Simone Tebet (MDB), que contribuiu ativamente para a campanha do petista. Havia a expectativa de que ela fosse cotada para pastas relacionadas à economia, educação ou desenvolvimento social, mas não há nada confirmado.

Leia Também:  Governo do Estado encaminha projeto de lei que reajusta Piso Nacional do Magistério em Minas Gerais

Além de Alckmin, Lula anunciará nesta quinta outros nomes do primeiro escalão que vão compor o seu governo. O ex-governador do Ceará e senador eleito, Camilo Santana (PT), será confirmado como futuro ministro da Educação.

O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), ficará com o Ministério dos Portos e Aeroportos –fatia do atual Ministério da Infraestrutura.

A cantora Margareth Menezes também confirmou ter aceitado o convite do presidente eleito para assumir o Ministério da Cultura a partir de janeiro de 2023.

Outros nomes confirmados para a gestão de Lula e Alckmin são: Flávio Dino (PSB) no Ministério de Justiça e Segurança Pública; Rui Costa (PT) na Casa Civil; José Múcio Monteiro na Defesa; Fernando Haddad (PT) na Fazenda e Mauro Vieira no comando do Itamaraty.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG Política

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGOS

Operação Integridade apura corrupção eleitoral em Passos

Publicados

em

 

Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria Eleitoral de Passos e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO Regional de Passos), em parceria com a Polícia Militar, realizou a Operação Integridade. A ação busca investigar possíveis crimes relacionados à associação criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e propaganda eleitoral irregular durante as eleições municipais de 2024.

Conforme apontam as investigações, uma candidata ao cargo de vereadora em Passos poderia ter se associado a outras sete pessoas para, supostamente, aliciar eleitores por meio de oferta de dinheiro em troca de votos. Também estão sendo apuradas possíveis práticas de boca de urna e fixação de material de campanha em veículos e residências.

Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Passos/MG e um em Ribeirão Preto/SP. Participaram das ações cinco promotores de Justiça e 28 policiais militares.

As investigações seguem em andamento para esclarecer os fatos e responsabilidades.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  'Retrocesso', diz ministro da CGU sobre LAI no governo Bolsonaro
Continue lendo

ALPINÓPOLIS E REGIÃO

MINAS GERAIS

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA