Minas Gerais
Chega a 101 o número de municípios em situação de emergência por conta das chuvas em Minas

Minas Gerais já soma 101 municípios em situação de emergência por conta de problemas relacionados às chuvas intensas no estado. O dado é do boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) desta quinta-feira (22/12).
Desde o início do período chuvoso neste ano, em 21/9, já são 4.843 pessoas desalojadas – que precisaram sair de casa em decorrência de efeitos diretos das chuvas, e se abrigaram com parentes ou amigos. Já o número de desabrigados, que são os moradores que precisam de abrigo público em função de danos ou ameaças aos seus domicílios, chegou a 1.312. Até o momento, oito pessoas morreram no estado.
Em 20/12, a Defesa Civil Estadual alertou para a previsão de grandes volumes de chuva no estado até quarta-feira (21/12), com a possibilidade de o cenário continuar dessa forma até 26/12, após o feriado prolongado do Natal. Clique aqui e saiba mais.
No boletim, a Cedec destaca duas ocorrências em função das chuvas de quarta. Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o volume do Rio das Velhas chegou perto da cota máxima. Durante o temporal, houve queda de árvores, taludes e algumas ruas foram inundadas. A Defesa Civil do município e o agente regional da Defesa Civil vistoriaram as áreas de risco de deslizamento de encostas em Sabará, orientando os moradores, além de monitorar o nível do rio. Segundo a Cedec, apesar dos transtornos, não há registro de desalojados ou desabrigados e os serviços essenciais estão funcionando normalmente.
A outra ocorrência foi em Patrocínio do Muriaé, na Zona da Mata. Por conta das chuvas intensas, as águas do Rio Muriaé subiram de forma abrupta, formando pontos de inundação. Seis pessoas ficaram desabrigadas e outras cinco desalojadas. Os serviços essenciais não foram afetados.
|
|
Alertas
Diariamente, a Defesa Civil de Minas Gerais divulga alertas nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), além de dicas de autoproteção para garantir a segurança da população durante os eventos adversos.
Também é possível receber os avisos meteorológicos por SMS. Basta enviar o CEP para o número 40199 que o celular é cadastrado e o usuário receberá as mensagens comunicando eventos severos na localidade indicada.
Fonte: Agência Minas
GERAL
José Santana, presidente de honra do PL, alerta: “A violência no Rio é um retrato do Brasil”
O presidente de honra do Partido Liberal (PL), José Santana de Vasconcelos, um dos nomes mais experientes da política mineira e com dez mandatos em sua trajetória, se manifestou sobre a crise de violência que o Rio de Janeiro enfrenta. Em conversa recente com um amigo jornalista, Santana revelou profunda preocupação com a escalada da criminalidade e afirmou que o problema ultrapassa as fronteiras do estado.
“A violência no Rio é uma violência nacional. Não dá para separar o Rio do restante do Brasil”, declarou o deputado, ressaltando que a insegurança é hoje um dos maiores desafios do país.
Para José Santana, a discussão sobre segurança pública deve estar acima de ideologias políticas.
“Independentemente de votar à direita ou à esquerda, todo cidadão de bem quer viver em paz. A segurança é uma convergência nacional”, afirmou.
Modelos de referência: Goiás e Santa Catarina
O parlamentar destacou que alguns estados brasileiros têm mostrado caminhos possíveis, citando como exemplo Goiás, sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, e Santa Catarina, ambos reconhecidos por resultados expressivos na redução da criminalidade e gestões eficientes nas forças de segurança.
Segundo Santana, as experiências desses estados mostram que é possível enfrentar o crime com planejamento, investimento em inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública.
Crítica ao governo federal e à inversão de valores
José Santana também fez um duro questionamento às recentes declarações do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que traficantes seriam “vítimas de usuários”.
“É um absurdo. Nós precisamos de bom senso e equilíbrio. O Brasil não pode continuar sendo enganado com narrativas que invertem valores. Cidadãos de bem estão morrendo, enquanto o Estado é manipulado por discursos que protegem criminosos”, criticou o presidente de honra do PL.
Santana reforçou que a grande maioria dos policiais é formada por homens e mulheres honestos, que colocam a vida em risco todos os dias, e que não se pode permitir que “minorias criminosas” dentro das corporações manchem a imagem da categoria.
Confiança no PL e esperança de mudança
O líder mineiro disse estar confiante na força do PL para 2026, elogiando a condução do partido em âmbito nacional e estadual.
“O PL hoje tem um dos homens mais sérios e que cumpre 100% da sua palavra, que é o Valdemar da Costa Neto. Ele vem conduzindo o partido com firmeza e responsabilidade em todo o país”, afirmou.
José Santana também reconheceu o trabalho do deputado federal Domingos Sávio, presidente estadual do PL em Minas Gerais, pela forma como vem conduzindo o partido e defendendo valores de ordem, respeito e justiça social.
Encerrando sua fala, o experiente parlamentar deixou uma mensagem de esperança:
“O Brasil precisa reencontrar o caminho da paz e da autoridade. Segurança pública é dever do Estado e direito do cidadão. Que em 2026 possamos mudar essa história, com coragem, equilíbrio e amor ao nosso país.”
-
ALPINÓPOLIS E REGIÃO5 dias atrás
Documentário “Memórias da Ventania” celebra Alpinópolis e convida o público a revisitar suas raízes
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásCâncer tem alta letalidade no Triângulo
-
Coluna Minas Gerais6 dias atrás70 milhões em rede de eletropostos em Minas
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMinas amplia e fortalece malha aérea
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásSistema e IMA: acordo amplia capacitação e certificação rural
-
Coluna Minas Gerais5 dias atrásClubes SESI: o benefício que transforma lazer em qualidade de vida
-
Coluna Minas Gerais4 dias atrásMissão China: conexão a serviço do produtor rural
-
Coluna Minas Gerais7 dias atrásINAES celebra 18 anos dedicados ao fortalecimento do agro mineiro



